Atualização no Memorial Previdenciário: realize cálculos com a Fórmula 85/95 progressiva

Memorial Previdenciário Web já está apto a realizar cálculos revisionais dos benefícios do INSS de acordo com a Fórmula 85/95 progressiva, implantada pela Medida Provisória 676/2015A.

Em vigor desde 18 de junho de 2015, a Medida Provisória altera a Lei 8.213/1991, permitindo ao segurado optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo da aposentadoria integral por tempo de serviço. A atualização está disponível a todos os usuários do Memorial Previdenciário Web de forma automática.

Confira, abaixo, as alterações realizadas no sistema em conformidade com a Lei e com o propósito da Exotics Informática de atender às necessidades de seus clientes.

O que muda no Memorial Previdenciário

O procedimento para realização do cálculo permanece o mesmo. O usuário continua com a opção de aplicar ou não o fator previdenciário.

Entretanto, para os casos em que a DIB (Data de Início do Benefício) for igual ou posterior a 18 de junho de 2015 (data da publicação da MP 676), são mostradas as seguintes informações:

> Guia Tempo de Contribuição

Tela

Atende (ou Não Atende) a pontuação na DIB: o programa informa se o segurado atinge, na DIB, a pontuação necessária para que tenha direito de optar pela não incidência do fator previdenciário.

Pontuação requerida: mostra qual a pontuação necessária para que o segurado possa optar pela não incidência do fator previdenciário.

Soma Idade + Tempo: informa a pontuação atingida pelo segurado na DIB.

Atende (trabalhando) em: informa a data em que a pontuação necessária será atingida se o segurado continuar trabalhando após a DIB.*

Trabalho Necessário após a DIB: mostra o período de tempo, após a DIB, que o segurado deve continuar ativo para atingir a pontuação necessária.

Atende (sem trabalhar) em: informa a data em que o segurado atingirá a pontuação necessária sem trabalhar, após a DIB, pelo mero decurso do tempo.*

* Caso seja digitado um período trabalhado após a DIB, este será considerado na apuração da data em que a pontuação necessária for atingida.

> Guia Salários de Contribuição

Tela2

Após o cálculo do fator previdenciário, nos casos em que o segurado atende a pontuação necessária e o fator previdenciário é desfavorável (menor que 1), o programa informa a opção pela não incidência do FP e calcula a RMI devidamente.

Memorial 8 oferece tabela de Juros da Poupança sem Capitalização

M8Ao contrário da tabela normal disponibilizada pelo programa para cálculos de Juros da Poupança, a nova tabela atende os usuários que precisam fazer a atualização sem incluir qualquer capitalização.

Agora, quem utiliza o Memorial 8 conta com as duas opções de tabelas em seu sistema: Juros da Poupança e Juros da Poupança sem Capitalização.

Visite o canal da Exotics no YouTube e confira novos vídeos tutoriais

YT

Para facilitar a utilização de seus sistemas, a Exotics Informática criou novos vídeos tutoriais para seus clientes. Os materiais estão disponíveis no canal da empresa no YouTube e são um passo-a-passo para o uso do Memorial 8, software para cálculos de correção monetária, revisão de financiamentos, liquidação de sentenças e controle de débitos.

Clique aqui e assista aos vídeos. Contribua com sugestões de assuntos para novos materiais. Escreva para comunicacao@exotics.com.br e dê a sua opinião.

Advoc 6 – Fique atento à maneira correta de realizar backups

Backup-Advoc

Sempre que um novo cliente adquire o Advoc, nosso departamento de suporte técnico enfatiza a importância de realizar backups (cópias de segurança) regulares, hábito essencial para garantir a segurança dos dados cadastrados no sistema caso ocorra algum problema com a máquina na qual eles estão gravados.

O Advoc, software para controle e gerenciamento de processos, conta com recurso próprio para a geração de cópias de segurança.

Veja como é simples e rápido realizar o procedimento:

1. Entre no Advoc e clique em Processo > Preferências.

2. Na lista de opções, selecione Opções Avançadas > Banco de Dados.

3. Clique em Fazer Cópia de Segurança e indique o local em que ela será gravada. É recomendável armazenar mais de uma cópia, feitas em diferentes dias (por exemplo, uma para cada dia da semana).

4. Armazene suas cópias em lugar seguro.

Lembre-se: essa é a maneira correta e segura de fazer backups do Advoc. Quaisquer outras formas, como a simples cópia da pasta onde o programa está instalado, não garantem a integridade das informações cadastradas e podem acarretar na perda total dos dados.

Tenha o hábito de realizar os backups e garanta esta segurança.

Novo serviço: atendimento online no site da Exotics

Agora, ao acessar o site da Exotics Informática, o visitante terá a opção de conversar online com nossos consultores. O novo serviço é mais uma alternativa para conhecer a empresa e esclarecer dúvidas sobre a aplicação dos sistemas, principalmente para quem ainda não possui contato conosco.

Durante o horário de atendimento – de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h -, o diálogo será em tempo real, realizado pelo próprio bate-papo. Nos demais períodos e aos fins de semana, os pedidos podem ser enviados e a empresa entrará em contato pelo e-mail informado.

site

Governança, processos e gestão de pessoas em TI

Departamento de suporte

Nos meses de maio e junho, a gerente do Suporte Técnico da Exotics Informática, Priscila Lobato, participou de mais um curso na área de Tecnologia da Informação.

Com foco em governança, processos e gestão de pessoas em TI, o curso oferecido pela Sisnema abordou as principais práticas adotadas para gerenciamento de serviços, projetos, equipamentos, rotinas e pessoas, assim como a integração do setor aos resultados da empresa.

A Exotics incentiva a qualificação de seus colaboradores através de cursos e treinamentos reconhecidos no mercado. Uma forma eficiente de aprimorar os processos internos, o atendimento e os serviços oferecidos aos clientes.

 

Garanta a segurança na manutenção dos seus dados no Advoc 6

O nosso departamento de suporte técnico não cansa de lembrar os clientes sobre a importância de realizar backups regulares (cópias de segurança) para garantir a segurança de seus dados caso ocorra algum problema com a máquina na qual eles estão gravados. Agora, mostramos como é fácil fazer o procedimento no Advoc 6, sistema para controle e gerenciamento de processos:

Backup Advoc

O backup deverá ser realizado na máquina em que está o servidor do Advoc.

– Em Processo, escolha Preferência > Opções Avançadas > Banco de Dados;

– Clique em Fazer Cópia de Segurança;

– Escolha onde deseja salvar o arquivo;

– O sistema irá gerar uma pasta com o nome Advoc 6 Backup e a data em que o mesmo foi salvo;

– Caso ocorra algum incidente com a máquina, o arquivo gerado será utilizado para restaurar as informações no sistema.

Simples, não é?

Lembre-se de realizar o procedimento regularmente!

Exotics lança canal no YouTube

Para auxiliar os clientes na utilização de seus principais sistemas, a Exotics Informática conta agora com um canal no YouTube, rede mundial de compartilhamento de vídeos.

Até o momento, estão disponíveis três vídeos demonstrativos que funcionam como um passo-a-passo para a utilização de algumas ferramentas disponíveis nos programas e dois vídeos de apresentação. Em breve, o canal será abastecido com novos materiais.

Acesse a página, assistia aos vídeos e veja como são simples e eficientes as soluções oferecidas pelos sistemas – e confira também o talento cinematográfico da nossa equipe!

Compartilhe conosco sua opinião. Conte quais são os recursos ou modelos de cálculos que gostaria de ver em um vídeo demonstrativo. Aguardamos sua colaboração!

Captura de tela 2013-07-30 às 16.50.16

 

Conhecendo o Suporte Técnico

Quando iniciamos a Exotics, os computadores pessoais começavam a se popularizar e ainda não se tinha uma ideia clara do rumo que as coisas tomariam. A maioria das pessoas utilizava o computador apenas como máquina de escrever e o mercado não oferecia muitas opções de softwares especializados.

Tínhamos somente uma linha telefônica, que era usada para vendas, administração e suporte técnico – telefone, na época, era artigo de luxo. A programação e as vendas ficavam por conta do Leandro e do Guilherme. A administração, o atendimento e o suporte técnico, comigo e com a Adriane (nossa primeira estagiária). Na prática, porém, cada um fazia um pouco de tudo.

À medida que a Exotics foi crescendo, percebemos que se continuássemos com a mesma estrutura poderíamos comprometer a qualidade diferenciada do nosso atendimento. Fomos, então, moldando a empresa com base na experiência que, aos poucos, era adquirida.

Contratamos mais colaboradores e criamos os departamentos de Programação, Suporte Técnico e Administração/Vendas (mais tarde surgiu o Departamento de Marketing, mas este é assunto para um próximo post). Assim, cada um passou a cuidar exclusivamente das suas funções ao mesmo tempo que conservávamos o caráter personalizado do atendimento, do qual não abríamos mão.

Atualmente, a equipe de suporte técnico é formada pela supervisora Priscila e pelos colaboradores Cristiane, Felipe, Leandro e Rafael. Nosso objetivo é, sempre que possível, solucionar a dúvida já na primeira ligação.

Cada atendimento prestado é devidamente registrado no cadastro do cliente. A Priscila inicia o dia verificando os eventos do dia anterior para identificar – e resolver – quaisquer pendências. Semanalmente, ela me apresenta um relatório com os casos resolvidos e aqueles que ainda estão em andamento (se houver). Estes últimos são analisados em conjunto comigo e, quando necessário, encaminhados ao Departamento de Programação. Depois, o contato com o cliente é retomado para que seja encaminhada a solução.

Além disso, periodicamente fazemos pesquisas de satisfação que nos ajudam a aprimorar nossas virtudes e a identificar – e corrigir – nossas deficiências.

Sei que manter a qualidade do atendimento no nível que exigimos não é uma tarefa fácil e os resultados nem sempre são imediatos. Entretanto, a relação de parceria e de confiança que estabelecemos com nossos clientes e amigos (que existe desde o início da Exotics e sem a qual não teríamos chegando até aqui) torna nosso caminho muito mais fácil.

Agradeço sua companhia e espero que tenha gostado de saber sobre a evolução do nosso suporte técnico ao longo desses 17 anos e como ele funciona hoje em dia. Aproveitando a oportunidade, comunico em primeira mão o lançamento do Advoc Financeiro, que uniu os recursos do Advoc 6 a um controle financeiro prático e completo (clique aqui e saiba tudo o que ele oferece).

Até a próxima!