10 qualidades dos líderes criativos

liderança

Em um de seus discursos motivacionais, o “Mad Men” original, o publicitário David Ogilvy listou as 10 qualidades que espera encontrar em um líder criativo. As características fazem parte do livro The Unpublished David Ogilvy, publicado pela primeira vez há 25 anos.

Confira a lista abaixo e veja que as características são importantes para líderes de equipes em diferentes áreas:

1.  Possuem valores pessoais e senso de ética

2.  Pensam grande, sem mesquinhez

3.  Mentes brilhantes

4.  Capacidade de trabalhar arduamente e durante a noite

5.  Carisma – charme e poder de persuasão

6.  Inspirar entusiastas – com confiança e prazer no trabalho

7.  Gosto pelo diferente – criatividade e inovação

8.  Coragem para tomar decisões difíceis

9.  Senso de humor

10.  Resilientes nas derrotas

Via Portal Administradores.

Viva São João

Na última sexta-feira, a Exotics antecipou a comemoração junina. Tradicionalmente, os funcionários aniversariantes celebram a troca de idade com um bolo oferecido pela empresa. Desta vez, para aproveitar São João, a festa teve cardápio e decoração especiais. Pipoca, cachorro-quente, paçoca, rapadura de amendoim e de leite e quentão fizeram a alegria da turma. Quem não gosta?

Nosso agradecimento a quem prestigiou a comemoração e contribuiu com nossa campanha de solidariedade. As doações serão encaminhadas a uma entidade da Capital.

Abaixo, alguns registros da Festa Junina. Mais fotos estão na página da Exotics no Facebook.

Captura de tela 2013-06-24 às 15.07.00

Captura de tela 2013-06-24 às 15.07.49

Captura de tela 2013-06-24 às 15.29.19

Direto e objetivo: Quais são as suas metas?

No post de hoje compartilhamos um artigo do advogado Gustavo Rocha, da Consultoria GestaoAdvBr. O texto traz uma provocação interessante para que os escritórios de advocacia planejem seus objetivos e tracem metas para alcançá-los. Já que a segunda metade do ano está quase aí, o momento é propício para uma reflexão.

metas

 

Metas e perguntas

“Se você tem metas para um ano: plante arroz;

Se você tem metas para 10 anos: plante uma árvore;

Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança;

Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente.”
Confúcio

Direto e objetivo: Quais são as suas metas?

Já estamos na metade do ano. Quase momento de planejar 2014, que será um ano bem curto, teremos copa, teremos eleições.

O que ainda podemos fazer em 2013?

Como bem disse Confúcio, se queremos metas, temos que dividi-las em mais longas e mais curtas.

O que você tem de produtos para oferecer a clientes e possíveis clientes no segundo semestre? Algo diferente para clientes, pelo menos? Algo inovador ao mercado?

E se este ano está sendo o ano de plantar no seu negócio, que tal plantar com planejamento, com análises de gestão, risco e financeiro, pra variar um pouco?

Que tal ser mais profissional neste semear de negócios?

O plantio pode até não ser obrigatório, mas a colheita é. Se você não plantar, o que irá colher?

Como o seu negócio irá sobreviver sem um plantio frequente de novos negócios, clientes e possibilidades?

Não deixe para amanhã: Estabeleça suas metas hoje. Metas para daqui 30 dias, um semestre, um ano.

Metas pessoais e profissionais, afinal, antes de ser funcionários ou sócios, somos seres humanos, com desejos/ambições pessoais.

Lembre-se que dinheiro não é meta, é consequência.

Busque na equipe a vontade de criar planejamento e execução com foco no sucesso. Sem planejar, podemos até conseguir algo, mas não poderemos medir a qual custo isto aconteceu (o sucesso vem, mas na verdade é um prejuízo).

Enfim,

Metas? Muitas!

Perguntas? Muitas!

Resultados? Depende das perguntas, para obter as respostas certas e traçar metas adequadas, reais, palpáveis e sobretudo possíveis.

Mãos a obra!

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Participe da nossa Festa Junina!

A Exotics Informática prepara uma Festa de São João para o dia 21 de junho, na sede da empresa, em Porto Alegre. Será um prazer receber nossos clientes e amigos para esta comemoração.

Aproveite para ter um contato direto com nossa equipe, conhecer nossas novas instalações – a sede foi inaugurada há um ano e meio, muitos ainda não estiverem aqui -, desfrutar de nosso cardápio junino e praticar o bem.

Pedimos que os convidados tragam um agasalho ou alimento para doação. Os itens arrecadados serão encaminhados ao Lar Santo Antônio dos Excepcionais, que desde 1979 abriga crianças, adolescentes e adultos portadores de lesão cerebral grave. Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho da entidade.

Confira, abaixo, o convite para o nosso Arraiá Solidário. Esperamos vocês no dia 21, das 14h às 17h. Até lá!

Convite Arraiá Solidário

Emenda que cria TRF no Paraná é promulgada no Congresso

Na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional que cria mais quatro unidades do Tribunal Regional Federal (TRF) no País, contemplando o Paraná, Amazonas, Bahia e Minas Gerais. A partir de agora, o texto deixa de ser uma proposta e passa a integrar a Constituição Federal.

O prazo para a implantação dos tribunais é de seis meses. O primeiro passo para que sejam estabelecidos é a regulamentação dos TRFs, que deve ser feita por meio de aprovação de uma Lei no Congresso.

O Projeto de Lei deve conter detalhes sobre o número de funcionários, previsão de gastos e como funcionará a instalação desses tribunais. O texto será elaborado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tramitará internamente antes de ser apreciado por deputados e senadores.

Até então, o Brasil contava com cinco regionais da Justiça Federal de segunda instância. O Paraná será sede da 6ª Região, que abrange, ainda, os Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A 7ª Região será em Minas Gerais, a 8ª, na Bahia, integrando somente o Sergipe. Já da 9ª Região, com sede no Amazonas, fazem parte também Roraima, Acre e Rondônia.

Os Estados sedes dos novos TRFs vão se desmembrar dos cinco tribunais já existentes, localizados em Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Todo o processo de criação dos quatro novos Tribunais durou 10 anos. A mobilização, por sua vez, existe há 20 anos. Durante todo o período, a luta foi apoiada pela Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), pela Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e pela imprensa paranaense, além da Associação Comercial do Paraná (ACP) e parlamentares que representam o Estado.

Na imagem, veja como é e como vai ficar a divisão dos Tribunais Regionais Federais:

info_mapa_

Com informações do Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

O meio ambiente sem o homem

A sobrevivência humana e o desenvolvimento das cidades sempre dependeram da utilização dos recursos naturais, considerados inesgotáveis nos primórdios da civilização. O uso predatório, marcado pela falta de planejamento e de valorização da fauna e da vegetação, deixa rastros incontornáveis, embora não se trate de uma descoberta recente.

Veja essa imagem que encontramos pela internet:

o mundo sem nós

É crescente a consciência da população na busca por energias renováveis e limpas, construções ambientalmente responsáveis, materiais reutilizáveis etc. Sustentabilidade é um termo que está, de fato, em pauta. E que bom!

Esperamos que você tenha gostado de acompanhar o conteúdo publicado por aqui nesta semana e que, de alguma forma, as dicas e os alertas tenham contribuído também para o desempenho da sua cidadania.

Investimentos e consciência para proteger a água

Rio Paraná na divisa com São Paulo / Crédito: Renan GG

Rio Paraná na divisa com São Paulo. Crédito: Renan GG

Milhões de reais destinados à despoluição de rios nas cidades poderiam ser economizados se os governos tivessem investido efetivamente no tratamento de esgoto e a sociedade brasileira mudasse padrões culturais, na avaliação da bióloga Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.

A partir de dados do governo, a bióloga disse que a falta de saneamento básico e a ausência de mata ciliar nos rios e nascentes têm levado algumas regiões ao colapso. Segundo ela, o Sudeste é uma das que mais sofrem com as consequências desse cenário.

“A população desses Estados perde o efeito regulador de clima proporcionado pelas florestas. É esse serviço que, no período de seca, faz com que a vegetação contribua para manter o nível dos lençóis freáticos e, na época de chuva, evita a erosão de encostas”, explicou. “Nunca tínhamos visto uma seca extrema no Rio Grande do Sul como tem ocorrido nos últimos anos, com produtores enfrentando problemas graves e tendo que receber água de caminhão-pipa”, completou.

Nas áreas rurais, segundo Malu Ribeiro, o problema é o uso intenso de agrotóxicos que acabam chegando aos rios, e, nas zonas urbanas, a falta de tratamento de esgoto, a poluição e os resíduos lançados a céu aberto.

Nas cidades, segundo ela, os brasileiros não mostram preocupação com a escassez de água e nem com o desperdício. “É um luxo cultural negativo do Brasil, que acha que tem muita água. Precisamos lembrar que a água não é distribuída igualitariamente, por exemplo. A gente vive a cultura da abundância e do desperdício: canta no chuveiro, lava calçadas, brinca no tanque. Mudar esse comportamento é muito difícil”, disse.

Estes são os principais trechos de uma reportagem publicada no final de maio pela Agência Brasil. Agora, recuperamos dicas bem simples, aprendidas na infância, sobre o cuidado com a água:

balde-banho

1. Escolha um paisagismo apropriado para o clima da região em que você vive. Plantas nativas e gramíneas que se desenvolvem somente na chuva são as melhores.

2. Instale chuveiros e torneiras de baixo fluxo. Economizando água quente, você também reduzirá sua fatura energética.

3. Compre descargas de baixo volume, volume ultra-baixo ou modelos de dois fluxos.

4. Conserte torneiras com vazamentos. Todas essas gotas desperdiçadas chegam às vezes a até 95 litros por dia.

5. Coloque a máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa para funcionar somente quando estiverem cheias. Quando for a hora de substituí-las, compre um modelo energeticamente eficiente.

6. Coma menos carne, especialmente bovina. Um hambúrguer tradicional pode gastar 2.385 litros para ser produzido.

7. Compre menos coisas. Tudo leva água em sua produção. Então, se comprarmos menos, diminuiremos nossa pegada hídrica.

8. Recicle plásticos, vidros, metais e papel. Compre produtos que podem ser reutilizados e diminua sua quantidade de lixo. Assim, ao mesmo tempo poupa-se água, pois, na produção de novos itens a água também é consumida.

9. Feche a torneira enquanto escova os dentes e lava os pratos e use um minuto ou dois de seu banho, no máximo, para fazer a barba.

10. Conheça sua fonte de água: rio, lago ou aquífero que abastece sua casa. Uma vez que você o conhece, você se preocupará mais com isso e não vai mais querer desperdiçar água.

Atividades marcam a Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre

marinha do brasil

Vista aérea do Parque Marinha do Brasil

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, são reforçadas as ações de conscientização nas cidades, com programações diversas para discutir o tema. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove atividades até domingo.

Na tarde de hoje, por exemplo, haverá plantio de árvores nativas no Parque Marinha do Brasil. A programação completa está disponível no site da SMAM.

A 29ª Semana do Meio Ambiente  de Porto Alegre se encerra com a mostra Lixo do Dilúvio, que vai expor, também no Parque Marinha do Brasil, das 10h às 17h de domingo, objetos removidos durante a limpeza do Arroio, em maio. Este seja, talvez, o momento mais marcante de toda a diversificada programação em comemoração à data.

Isso porque o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) retirou 230 toneladas de lixo dos cerca de 10 km de extensão do Arroio.

Registro do primeiro dia de limpeza do Arroio Dilúvio. Crédito: Ricardo Giusti/PMPA

Registro do primeiro dia de limpeza do Arroio Dilúvio. Crédito: Ricardo Giusti/PMPA

Entre os materias descartados irregularmente e removidos pelo DMLU estão 625 pneus, oito sofás, carrinho de bebê, cadeiras de rodas, piscina plástica, fogão, geladeira, carcaça de computador, de televisor, de ventilador e de orelhão, cinco bicicletas entre muitos outros objetos.

Durante décadas, com águas claras e límpidas, o Dilúvio serviu para pesca e banho. No entanto, o período faz parte apenas da memória dos porto-alegrenses.

O Arroio Dilúvio divide os dois sentidos da Avenida Ipiranga, uma das vias mais importantes de Porto Alegre. Na Capital, a nascente está localizada na Lomba do Pinheiro e desemboca no Guaíba.

O Dilúvio na época em que era utilizado para banho e diversão. Crédito: Divulgação/PMPA

O Dilúvio na época em que era utilizado para banho e diversão. Crédito: Divulgação/PMPA

Pensar. Comer. Conservar

WED Logo_PO

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, comemorado em 5 de junho, é um alerta contra o desperdício de alimentos. Mais de um bilhão de toneladas de comida são perdidas a cada ano. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um terço dos alimentos são gastos durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a um trilhão de dólares.

Mundialmente, a iniciativa de conscientização é coordenada pela FAO e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e tem o apoio de diversas organizações. A campanha global pretende atingir consumidores, comerciantes e outros atores sociais da área sobre o assunto.

“Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada, cerca de 300 milhões de toneladas por ano, ainda está própria para o consumo. Esta quantidade é equivalente a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, e suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas”, informou o Diretor-Geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva. Ele afirma que, com as alterações necessárias, podemos ter um mundo sem pessoas com fome e mais saudável.

“Em um mundo com uma população de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões até 2050, o desperdício de alimento não faz sentido, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou ético”, afirma o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

“Além da perda de produção, são desperdiçados também recursos como água, terras cultiváveis, insumos agrícolas e tempo de trabalho – sem contar a geração de gases-estufa pela comida em decomposição e pelo transporte dos alimentos”, acrescenta.

agri plantacao

O modelo de produção de alimentos causa implicações profundas no meio ambiente. Veja os dados a seguir:

– Mais de 20% das terras cultiváveis, 30% das florestas e 10% dos pastos no mundo estão degradados;

– Pelo menos 70% da água consumida no mundo é utilizada pela agricultura;

– A produção de alimentos consome, globalmente, quase 30% da energia disponível para usuários finais;

– A agricultura contribui com mais de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa;

– Por conta da pesca descontrolada, 30% das áreas pesqueiras são consideradas esgotadas.

As ações da campanha Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício fornecem informações e dicas para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos. Os consumidores são incentivados a não se deixar seduzir por estratégias para consumir mais do que o necessário, enquanto os comerciantes podem oferecer descontos em produtos próximos da data de validade.

prepraro

Já que todos nós somos consumidores, é importante prestar atenção às dicas:

Compra inteligente: planeje quais ingredientes serão usados nas suas refeições, faça listas, compre direto de produtores, evite comprar por impulso e não caia em estratégias para adquirir mais do que o necessário.

Frutas em formatos “divertidos”: muitos vegetais são descartados nos supermercados simplesmente porque seu formato ou cores não estão “adequados”. Ao comprar esses alimentos em feiras livres e outros pontos de venda, você está adquirindo comida que poderia ser jogada fora.

Compreenda as datas de validade: a frase “consumir preferencialmente antes de” não significa que o produto não pode mais ser consumido. Avalie bem antes de descartar.

Sem relíquias na geladeira: sites como o www.lovefoodhatewaste.com, do WRAP, ensinam receitas criativas para você utilizar tudo o que comprou, mesmo o que está esquecido na geladeira.

Outras ações sugeridas: congele, peça porções menores nos restaurantes, não desperdice sobras de refeições anteriores (desde que estejam em condições de consumo); e doe para banco de alimentos, abrigos e outras instituições.

Separe o lixo em casa

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Exotics Informática presta uma singela contribuição: vamos publicar textos e recomendar leituras sobre o assunto aqui no blog. Cada um faz a sua parte e, juntos, cuidamos do local em que vivemos.

criancas

Separar e reciclar o lixo é uma das formas mais simples de exercer a educação ambiental. Ao destinar o lixo seco para a reciclagem, evitamos que ainda mais recursos naturais sejam extraídos do meio ambiente para a fabricação de novos produtos. A atitude estimula, ainda, a geração de emprego e renda.

Abaixo, listamos nove dicas simples para ajudá-lo a incorporar a coleta seletiva e, preferencialmente, envolver toda a família na ação.

1. Separe o lixo seco e úmido. Para facilitar o processo, não é necessário separar o lixo em papel, plástico, vidro, alumínio, não-recicláveis e orgânicos. Basta um cesto grande para secos e um menor para úmidos, já que todo o material passará por uma nova triagem e separação.

2. Lave os materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. É o caso da caixa de leite, que precisa passar por uma limpeza simples. Mas, lembre-se: economizar água também faz parte do processo, seja cuidadoso.

3. Ao descartar, armazene os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Resíduos de papel, como jornais e revistas, podem ser separados em malotes, já as garrafas PET devem ser amassadas e fechadas com a tampa. Para vidros, utilize caixas, e não sacolas.

4. Inclua produtos responsáveis na sua lista de compras. Dê preferência aos sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem.

reciclagem

5. Descarte pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Na maioria das cidades, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores são pontos de coleta.

6. Cuidado com o óleo de cozinha que não será mais utilizado. Se ele escorre pelo ralo, impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O ideal é aproveitar garrafas PET para armazenar e, então, descartar.

7. O que não vira lixo, como isopor, adesivos, guardanapos, papel higiênico e plásticos laminados, deve ser separado dos orgânicos. Em um aterro sanitário moderno, estes materiais são transformados em energia.

8. Não sabe para onde levar o lixo reciclável? Informe-se na Prefeitura de sua cidade. Cada município possui suas regras e dias específicos para coleta, e o mesmo acontece em condomínios e prédios. Outra opção é doar diretamente para cooperativas – consulte aqui se há alguma em sua cidade.

9. Além de separar o material orgânico, você pode montar uma composteira, que transforma o lixo em adubo para plantas em poucas semanas. Caso resida em apartamento, é só adaptar o tamanho.