Mamãe eu quero…

carnaval

E junto com o mês de março, chega o carnaval.

Em função do feriado nacional, não teremos expediente na segunda e na terça-feira, dias 3 e 4 de março. Retomaremos as atividades na quarta-feira, dia 5, em nosso horário normal: das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

Seja de folia ou de preguiça, desejamos um ótimo carnaval para todos os nossos clientes – com prudência e responsabilidade na estrada para quem for viajar!

Esperamos que o retorno seja de muito trabalho para todos nós! Até quarta!

8 filmes que todo empreendedor deveria assistir

invictus

O portal Exame.com aproveitou o período pré-Oscar para elaborar uma seleção de 8 filmes premiados que podem ajudar pequenos empresários a olharem o seu negócio com outros olhos. A lista conta com a colaboração de Alessandro Saade, professor da BSP – Business School São Paulo, e Aloisio Bueno Buoro, especialista em gestão de recursos humanos do Insper. Confira:

O Lobo de Wall Street

A trama de O Lobo de Wall Street é baseada na história verdadeira de Jordan Belfort, que se tornou um corretor milionário com sua corretora Stratton Oakmont. O filme mostra sua trajetória desde o começo até sua queda. Belfort foi preso por esquemas financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sustentável.

À Procura da Felicidade

O longa À Procura da Felicidade tem Will Smith interpretando um homem em busca da carreira que acredita e suas dificuldades para chegar ao sucesso. Qualquer empreendedor pode se inspirar e aprender com o personagem. “Brilhante exemplo de determinação, perseverança e foco no resultado. Ele passa por diversas provações, mas não desiste do seu objetivo de continuar aprendendo, de proteger o seu filho, de buscar o resultado da empresa e de evoluir sempre”, afirma Saade.

A Rede Social

A Rede Social mostra como surgiu o Facebook e como era a relação de Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin no começo da startup. “O empreendedor que assiste ao filme pode observar diferentes dinâmicas de criação de um negócio. Além disso, outro ponto importante é como gerenciar conflitos entre sócios e até do próprio negócio”, afirma Buoro.

Amor sem Escalas

No filme Amor Sem Escalas, a tarefa do personagem de George Clooney é viajar e demitir funcionários de outras empresas. Para Saade, o personagem encara a sua função de desligar pessoas como algo sem grande impacto na vida dos outros. “Ao preparar uma colaboradora para trabalhar com ele, por exemplo, ele não se mostra um líder sensível, preocupado com o aprendizado e a evolução dos seus liderados”, explica. Empreendedores que agem assim podem ter problema na gestão de pessoas do seu negócio.

Coco Antes de Chanel

chanel

A trama Coco Antes de Chanel mostra a trajetória de uma designer que começou dividindo como cantora de cabaré e costureira ao mesmo tempo. Para Buoro, é um filme indicado para empreendedores, pois é possível ver como a personagem revoluciona o seu mercado. “Apresenta que o sucesso não é fruto de sorte, mas de uma incessante obsessão e um contínuo aprimoramento das habilidades pessoais”, resume.

Invictus

Em Invictus, o roteiro mostra como Nelson Mandela resolveu usar o esporte para unir um país. A maneira como inspira o time de rúgbi é também uma inspiração para empreendedores. “Lindo filme de liderança pelo exemplo e pela simplicidade. Em vez de impor o resultado pela força, usou o amor pelo esporte como ferramenta para unir uma nação”, afirma Saade.

Jerry Maguire

Em Jerry Maguire, Tom Cruise é um agente esportivo bem sucedido, mas que de repente perde a sua clientela por acreditar que os agentes deveriam tratar melhor os seus clientes. “Ao perder seu emprego e se ver obrigado a empreender no mesmo segmento de onde saiu, é obrigado a se reinventar, e consegue transformar o padrão do segmento onde atua, tornando-se referência”, explica Saade. Esse cenário é comum no mundo do empreendedorismo e pode auxiliar empreendedores menos experientes.

O Homem que Mudou o Jogo

No filme O Homem que Mudou o Jogo, o personagem de Brad Pitt é um gerente que tem a tarefa de salvar uma equipe de baseball. “O ponto forte deste filme é a gestão de equipe, considerando a efetividade do curto prazo com um objetivo de longo prazo. Vários eventos da história estão presentes no cotidiano dos empreendedores”, afirma Buoro.

Fonte: Exame.com

12 hábitos que causam estresse sem que você perceba

estresse1

O ano começou em ritmo acelerado e você já se sente estressado e ansioso?

Uma reportagem do Exame.com mostra que você pode ser o culpado pela situação. Mesmo agindo de forma inconsciente, alguns hábitos podem estar deixando seus dias – e sua vida – mais difíceis.

Prontos para a autoanálise?

1. Você não deu risada hoje

Uma boa gargalhada alivia o estresse, estimula a circulação sanguínea, relaxa os músculos, melhora o sistema imunológico e alivia a dor.

2. Você não está indo à academia

O cérebro fica melhor preparado para lidar com o estresse quando o corpo está fisicamente ativo. Fazer exercícios regularmente pode ajudar a reduzir o estresse e, ainda, melhorar sua aparência.

3. As músicas que você ouve não estão ajudando

Diversos estudos já mostraram os benefícios relaxantes da música, mas cada um tem seu gosto. Descubra qual é o som que ajuda você a relaxar.

4. Você deixou aquela pia de louça suja para amanhã

Pense em seus hábitos de limpeza. Seu quarto parece um cenário de guerra? A sua bolsa ou mochila é muito bagunçada? Manter suas coisas organizadas pode não ser a cura de toda a ansiedade, mas ajuda a aliviar o estresse.

5. Sua respiração precisa melhorar

A respiração acelerada é uma resposta natural ao estresse, mas se você não está diante de um predador voraz, ela se torna sua inimiga. Descubra um exercício respiratório que funcione para você e lembre-se dele da próxima vez que começar a se preocupar com algo.

6. Você está tentando lutar contra seus fatores de estresse

O esforço é nobre, mas a verdade é que o mais racional a fazer é evitar o que estressa você, sempre que possível. Adapte sua rotina e hábitos e evite situações que causam estresse.

7. Você não diz nada de bom sobre si

Reforçar constantemente sua autoconfiança (pensar que “tudo vai dar certo”, por exemplo) ajuda a reduzir a ansiedade. O cérebro é uma ferramenta poderosa: use-o.

8. Você está dormindo mal

Manter hábitos de sono regulares e saudáveis protege contra doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e muitas outras doenças crônicas, além de melhorar sua percepção sobre a vida e sobre si.

9. Você não consegue gerenciar seu tempo

Se o número de tarefas que lhe aguardam em um dia comum é enlouquecedor, pense em quanto tempo você está dedicando a cada atividade. Planejar seu dia e estabelecer prioridades são coisas que podem ajudar nas suas decisões sobre o seu tempo, gerando uma sensação de maior controle sobre a vida.

10. Você está aceitando mais tarefas do que dá conta

Não tem problema dizer não de vez em quando para aliviar a carga de suas responsabilidade individuais. Desculpe, você não pode levar seu primo ao aeroporto porque você já tem um jantar programado há semanas. Simples!

11. Você não desgruda do seu celular

Pare com isso. Pare de olhar para a tela. Pesquisas mostram que a pressão de estar disponível para responder e-mails, mensagens de texto, telefonemas e estar a par de tudo pode ser demais. Faça um esforço consciente e desligue seu celular e seu computador durante algumas horas do dia.

12. Você acabou de atingir um objetivo importante

… Mas por algum motivo você ainda está surtando! Levantamentos com estudantes universitários demonstraram que metas “compassivas” (que beneficiam outras pessoas além de você) geram maior redução da ansiedade pós-conquista do que as mais individualistas. Pensar coletivamente traz ainda mais benefícios, portanto.

E então, o que vamos mudar a partir de agora?

Pensão por morte deve ser modificada

mon

Benefício que custa 3% do Produto Interno Bruto (PIB) ao País em todos os regimes previdenciários, as pensões por morte devem ter suas normas alteradas em breve pelo governo. Consideradas em recente estudo comparativo do Banco Mundial como as regras mais favoráveis do mundo, o modelo brasileiro tem contribuído bastante com os históricos de grandes déficits da Previdência.

O País gasta R$ 140 bilhões por ano com essas pensões, concedidas com regras em vigor desde a Constituição Federal de 1988, quando a diferença entre arrecadação e pagamento de benefícios pesava menos no Orçamento da União.

São as chamadas “fraudes legais”. Parte desse arsenal, e um dos alvos preferenciais do governo na reforma das regras, é a concessão vitalícia pelo limite máximo do benefício (atualmente em R$ 4.390 mensais) mediante o pagamento de uma única contribuição. O governo aposta em um consenso na sociedade para driblar questões corporativas e a oposição de sindicatos e centrais às mudanças.

Outro alvo, cujo custo pesa nos cofres públicos, é a concessão integral do valor do benefício, independentemente do número de filhos dependentes. A alternativa em estudo é fixar um índice sobre o salário, agregando um adicional para cada filho até 21 anos. Também na mira está a chamada reversão da cota, mecanismo pelo qual filhos maiores de 21 anos repassam pensão à mãe.

Privilégios

Mesmo em ano eleitoral, quando sempre é mais difícil aprovar iniciativas impopulares, parte do governo avalia que a população seria favorável ao fim do que considera “privilégios”, criados, em sua maioria, por grupos de pressão e lobbies populistas a partir de 1988.

Um novo fenômeno, cujos valores cresceram bastante nos últimos anos, tem concentrado a atenção da Previdência: a concessão de benefícios às chamadas “viúvas jovens”. A modalidade permite a mulheres jovens, em sua maioria na faixa etária até 40 anos, receber a aposentadoria integral dos maridos, geralmente em idade bem mais avançada, até mesmo após novo casamento formal em cartório.

Com informações de Exame.com e O Estado de S. Paulo.

Criamos uma geração sem foco

FOCO

A declaração é do renomado psicólogo norte-americano Daniel Goleman, Ph.D. pela Universidade Harvard. Autor do livro Inteligência Emocional, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, ele afirma em sua nova obra que estímulos constantes criaram uma geração sem foco, com dificuldade de desenvolver o raciocínio lógico e criativo.

Em Foco, título do livro lançado em janeiro, Goleman defende que, num momento em que a tecnologia e o excesso de informação geram distrações a cada minuto, a atenção para esta nova geração é como um músculo que pode ser treinado. E quem consegue chegar lá tem ideias melhores e mais criativas.

Em entrevista publicada no portal da revista Exame, o autor fala mais sobre seu mais recente trabalho. Leia, abaixo, a íntegra:

daniel-goleman

EXAME – O senhor defende que as pessoas nunca estiveram tão desfocadas. Quais são as consequências?

Daniel Goleman – Estamos sem tempo para refletir. Sem essa pausa não conseguimos digerir o que está acontecendo ao redor. Os circuitos cerebrais usados pela concentração são os mesmos que geram a ansiedade. Quando aumenta o fluxo de distrações, a ansiedade tende a aumentar na mesma proporção.

Precisamos ter um momento, no trabalho e na vida, para parar e pensar. Sem concentração, perdemos o controle de nossos pensamentos. Mas o oposto, quando estamos muito atentos, também é um problema. Nos tornamos vítimas de uma visão restrita e da mente estreita. É preciso dar equilíbrio a isso.

EXAME – Como escapar dessa armadilha?

Daniel Goleman – Dormir bem ajuda na concentração. Mas o melhor exercício é criar um período em que as interrupções sejam proibidas. Isso significa não ter reuniões, receber ligações, ver e-mails ou ter contato com qualquer outra fonte de distração. Isso pode ser feito antes do trabalho ou durante o expediente, em uma sala de reuniões por pelo menos 10 minutos.

Os chefes precisam entender que, para ter bons resultados, suas equipes devem ter tempo para se concentrar. E isso significa dar a oportunidade a elas de ter momentos sem interrupções.

No Google, por exemplo, os funcionários têm sido incentivados a parar por alguns minutos durante o dia e prestar atenção na própria respiração. Isso faz com que o circuito do cérebro responsável pela concentração seja ativado.

EXAME – Segundo seus estudos, existem três tipos de foco: o interno, o externo e o empático (voltado para o outro). O interno é a habilidade de se concentrar, apesar do que há ao redor. O externo é a capacidade de análise do ambiente. E o empático é a competência de prestar atenção em alguém. Por que é importante classificá-los dessa maneira? 

Daniel Goleman – Para saber quando e como usar cada um na situação certa. O foco interno, por exemplo, é a chave para o profissional se motivar, ter metas, se controlar. Todos os profissionais precisam disso. O foco externo ajuda na leitura dos sistemas de maneira ampla.

É com ele que conhecemos quem são os competidores, como está o mercado, a economia e quais são as mudanças tecnológicas. Sem isso, ninguém consegue ter um bom resultado. A empatia é importante para quem quiser ser um bom líder. Ela é a forma como entendemos e falamos com as pessoas.

Só com ela um profissional saberá como motivar quem está ao redor. Não importa quais são as metas, todo mundo precisa de pessoas para alcançá-las. Ou seja, todas são importantes.

EXAME – Em seu livro, o senhor cita Steve Jobs, fundador da Apple, como alguém com alto poder de foco. Ele praticava meditação, considerada um bom exercício de concentração. Como a prática pode ser útil?

Daniel Goleman – Ao meditar, Jobs entrava no estado de consciência aberta. Experimentos sugerem que estar nesse estado, que é dar atenção a tudo o que está passando na mente, é a fonte dos pensamentos mais criativos.

É ir além de reunir informações e ter uma atenção seletiva, num processo que usamos para resolver um problema particular. É liberar o cérebro para fazer as associações acidentais que levam a novas percepções. Artistas e inventores costumam praticar devaneios produtivos.

EXAME – Como não ceder à tentação de ficar conectado o tempo todo? 

Daniel Goleman – Entendendo que exercitar o foco é importante. Realizar uma tarefa e, só depois, ver as notícias ou responder a um e-mail. A melhor forma de fazer isso é dando recompensas. Você só pode acessar um site que deseja depois de terminar determinada atividade que planejou.

EXAME – No livro, o senhor diz que profissionais que atuam em áreas de que gostam têm mais poder de foco. Por que isso acontece? 

Daniel Goleman – Muita gente procrastina porque os desafios são baixos. O que precisamos fazer é buscar tarefas mais difíceis. Isso aumenta o poder de foco. E costumamos perseguir espontaneamente isso com mais frequência quando gostamos do que fazemos.

EXAME – Além de Steve Jobs, quais outros profissionais têm alta capacidade de estar focados?

Daniel Goleman – O guru de negócios Jim Collins costuma apontar alguns presidentes capazes de criar empresas que duram. Acho que eles são bons exemplos de pessoas com foco. Conseguem ter um autocontrole exemplar, motivam suas corporações e são hábeis em entender os sistemas das empresas.

Além de serem exímios negociadores. O presidente da multinacional coreana Samsung, Oh-Hyun Kwon, tem mostrado ser um executivo bastante focado. Apesar da alta concorrência, conseguiu concentrar a estratégia da empresa em ter um produto altamente competitivo.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, entende muito sobre os usuários de sua rede. O foco externo dele é admirável. Alguns políticos são bons exemplos de pessoas que são focadas nos outros. Eles costumam ter empatia.

Segundo ministro, a reforma previdenciária está longe de acontecer

prev

A necessidade de uma reforma previdenciária no Brasil foi reconhecida pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao lançar um estudo sobre aposentadoria em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na semana passada, em Brasília.

Apesar de o país estar à frente na cobertura dos aposentados  em comparação aos países da América Latina e Caribe, o ministro afirmou em entrevista ao Correio Braziliense que “a reforma da previdência está vindo de escada e que está longe de acontecer porque é necessária uma mobilização geral do governo”.

O ministro da Previdência  alegou que a cobertura no país não é superavitária porque ainda há pagamentos previdenciários a trabalhadores rurais que nunca contribuíram, além do alto índice de profissionais informais.

Entre os avanços realizados nos últimos anos dez anos, o ministro destacou as ações de inclusão previdenciária do segurado facultativo de baixa renda, a regulamentação de critérios diferenciados para aposentadorias para pessoas com deficiência, além da inclusão da categoria dos empregados domésticos e donas de casa.

Outro ponto lembrado durante a apresentação foi a aprovação da lei 12618/2012, que regulamentou o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais. “Eles vão ter um teto igual ao do trabalhador da iniciativa privada. Após esse teto, vão ter que contribuir para um regime complementar”, explicou Garibaldi Alves.

Melhores Aposentadorias, Melhores Trabalhos

O livro recém-lançado aponta que o Brasil é um dos países que mais conseguiu reduzir a pobreza entre idosos na América Latina e Caribe nos últimos anos. “De cada 10 idosos do país, oito contam com proteção. Esse nível está entre os mais elevados da América Latina”, observou o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

Apesar do quadro atual, se o governo federal não realizar uma reforma previdenciária urgente, o país passará por um colapso e terá uma população de idosos pobre. O estudo aponta que, até 2050, a população com mais de 65 anos se multiplicará por quatro, passando de 13 para 51 milhões de pessoas. Destes, 40% não terão uma aposentadoria contributiva e dependerão do Estado ou de suas famílias.

Clique aqui para acessar a matéria original, publicada no Correio Braziliense.