Conheça o livro de cabeceira de Bill Gates

Publicado originalmente como Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, o livro Mindset: a nova psicologia do sucesso ganhou um up poderoso nas vendas globais depois que Bill Gates revelou que o tem como uma de suas leituras de cabeceira e que poucos livros fizeram tanto sua cabeça quanto esse. Mas, afinal, por que a obra é tão poderosa?

Mindset é um clássico da psicologia e do mundo dos negócios, sendo considerado por muitos empreendedores renomados como item obrigatório na lista de leitura de quem quer construir uma carreira de sucesso, como o já citado Bill Gates.

O livro traça um panorama sobre o que é mindset e como nosso conjunto de pensamentos e visões do mundo influenciam nossas vidas. O título já teve mais de 1,7 milhões de cópias vendidas e foi desenvolvido por Carol S. Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford.

Nele, Dweck revela como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com os nossos objetivos. Segundo ela, pessoas com “mindset fixo” estão bem menos propensas a serem bem-sucedidas do que as que possuem “mindset de crescimento”, aquelas que acreditam que habilidades podem ser desenvolvidas por meio de trabalho, estratégias e orientações.

No livro, é possível encontrar tópicos abrangentes sobre quem são e como são os dois tipos de mindsets, além de suas visões, capacidades, limitações, relação deles em aspectos como paixão, amizade, caráter e crescimento profissional.

O título também destaca as visões e autopercepções dos dois mindsets perante escolhas, futuro, talento e sucesso, bem como fracasso e a distinta força de vontade dos dois padrões.

A obra também cita cases de grandes personalidades, demonstrando como elas agiram em situações similares e quais foram os resultados obtidos com isso.

O livro é dividido em oito capítulos, destacando as várias particularidades do assunto, como o conhecimento por dentro dos Mindsets, a verdade sobre a aptidão e realização, o Mindset de um campeão, a relação entre Mindset e liderança e a mudança de Mindset.

Texto: Redação – Administradores