12 meses e 648kg de resíduos recolhidos

Certificado que recebemos da Re-ciclo sobre o lixo recolhido na empresa.

Em janeiro do ano passado, anunciamos aqui o início de uma parceria muito importante para a Exotics Informática: naquele mês, havíamos contratado o serviço de coleta de resíduos oferecido pela Re-ciclo, uma jovem empresa porto-alegrense que recolhe e transforma materiais orgânicos em adubo.

Ao todo, em 2017, encaminhamos 648kg de resíduos orgânicos para compostagem. Esse número significa que deixamos de emitir 6,09 toneladas de CO2 na atmosfera, reduzindo os impactos para mudanças climáticas em 94,8% – em comparação com a gestão de resíduos, desde a coleta até a destinação final, realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana.

A emissão de CO2  está diretamente relacionada ao efeito estufa. Os gases de efeito estufa dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar. O resultado é o aumento da temperatura, fenômenos climáticos e sérias consequências ambientais.

Estamos muito felizes com o resultado deste primeiro ano como clientes da Re-ciclo. Na empresa, todos os colaboradores auxiliam na separação dos lixos, contribuindo de uma forma simples e acessível para a preservação do planeta.

Sobre a Re-ciclo:

Os baldes que armazenam os materiais orgânicos não provocam cheiros ou contaminações. Imagem: Re-ciclo.

Diariamente, Porto Alegre gera 1.200 toneladas de resíduos sólidos. Os resíduos orgânicos representam cerca de 50% deles e, atualmente, são levados a um aterro sanitário, distante 130km da Capital. Isso causa ineficiência nos gastos públicos e um impacto ambiental negativo para a região.

Fundada em 2016, a Re-ciclo tem como principal objetivo dar um destino sustentável e adequado aos resíduos que antes iam parar nos aterros. Por meio da compostagem dos resíduos orgânicos recolhidos de bicicleta em casas, empresas e organizações, o material é transformado em adubo, um composto rico em nutrientes que pode ser usado em hortas e jardins.