Começa hoje a Feira do Livro de Porto Alegre

feira1

E neste ano, junto com o mês de novembro, chega a época do ano em que Porto Alegre fica especialmente bonita e interessante: começa hoje e vai até o dia 17 a 59ª Feira do Livro.

Durante a Feira, crianças e jovens poderão participar de 293 atividades. Na área adulta, serão mais de 700 sessões de autógrafos, 140 expositores, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais e a presença de escritores internacionais.

A edição de 2013 tem como patrono o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. O país homenageado é a Alemanha.

Atividades

Um dos destaques da programação é a literatura de terror e suspense, que no dia 9 e 10 de novembro abriga o evento Tu Frankenstein 2Oficinas e bate-papos serão realizados em torno do tema, que reunirá autores internacionais.

Voltado para os adolescentes, amanhã acontece o 8º Mutação: HQs, zines e cultura popular, que terá palestras sobre o mercado de HQs e seu papel na educação, feira de publicações independentes, e bate-papo com os autores.

A novidade é o Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), primeiro evento de cinema do Brasil focado na escrita de roteiros. Estas atividades ocorrem dentro da programação da Feira entre os dias 2 e 9. Com palestras, debates, mostra competitiva de curtas, workshops, pitching e ciclo de filmes, roteiristas locais, nacionais e internacionais vão debater os aspectos que envolvem a construção de um roteiro.

Foto: Carlinhos Rodrigues/Divulgação

Foto: Carlinhos Rodrigues/Divulgação

Estrutura

A Feira é dividida em três áreas: a Área para leitores adultos, localizada na Rua dos Andradas e na Praça da Alfândega; a área Internacional, entre o Memorial do RS e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS); e a área Infantil e Juvenil, que, neste ano, ficará na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos).

Ali estarão o Teatro Sancho Pança, o Centro Cultural Móvel do Sesi, o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Estação da Acessibilidade e as barracas dos livreiros, além de estandes institucionais de apoiadores. A mudança se dá em razão do início das obras de revitalização do Cais Mauá.

As atividades também serão realizadas em outros pontos do Centro da Capital: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1.020), Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223), Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1.028), no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212, próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara).