IPCA sobe 0,57% em outubro

farinha

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,57% em outubro, após alta de 0,35% em setembro, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro do ano passado, o índice avançou 0,59%.

O IPCA é o cálculo da inflação percebida pelas famílias com renda de um a 40 salários mínimos e abrange nove regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Belém, além do município de Goiânia e de Brasília.

O centro da meta foi estabelecido em 4,5% neste ano, e o limite superior chega a 6,5%. O indicador baliza o sistema de metas de inflação do país.

Dos nove grupos que compõem o IPCA, alimentação e bebidas apresentou a maior variação: de 0,14% para 1,03%. Com isso, o impacto ficou em 0,25 ponto porcentual.

Entre os itens que foram afetados pela alta do dólar está a farinha de trigo. Além disso, os problemas nas safras brasileira e argentina fizeram com que o Brasil importasse mais dessa matéria-prima, uma vez que a produção interna não é suficiente para abastecer toda a demanda por produtos derivados.

As carnes e o frango também refletem a alta do câmbio, em função de entressafra (principalmente no caso de bovinos) e da alta nos preços da ração para os animais (influenciados pelo preço de milho e soja no mercado internacional). Também houve aumento na exportação de carnes, o que diminui a oferta interna e eleva o preço.

Ministro considera bom o resultado

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou “um bom resultado” o Índice de Preços ao Consumidor Amplo de 0,57% registrado em outubro. Segundo ele, a taxa ficou abaixo da expectativa do mercado.

“É um IPCA normal para esta época do ano, quando você começa a ter alguns aumentos de alimentos ou produtos que estão na entressafra como carnes. Mas está menor então do que se esperava”, disse. “Significa que é um bom resultado e esperamos continuar assim nos próximos meses”, avaliou.

Para analistas do mercado financeiro e investidores, a inflação este ano deve ficar levemente acima do resultado de 2012, quando chegou a 5,84%. Pela projeção de instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC), na última semana, o IPCA deve chegar a 5,85% em 2013. Para 2014, a inflação deve atingir 5,92%, a mesma projeção anterior.

Com informações dos portais IBGE, Exame.com, Estadão Economia e UOL.