12 hábitos que causam estresse sem que você perceba

estresse1

O ano começou em ritmo acelerado e você já se sente estressado e ansioso?

Uma reportagem do Exame.com mostra que você pode ser o culpado pela situação. Mesmo agindo de forma inconsciente, alguns hábitos podem estar deixando seus dias – e sua vida – mais difíceis.

Prontos para a autoanálise?

1. Você não deu risada hoje

Uma boa gargalhada alivia o estresse, estimula a circulação sanguínea, relaxa os músculos, melhora o sistema imunológico e alivia a dor.

2. Você não está indo à academia

O cérebro fica melhor preparado para lidar com o estresse quando o corpo está fisicamente ativo. Fazer exercícios regularmente pode ajudar a reduzir o estresse e, ainda, melhorar sua aparência.

3. As músicas que você ouve não estão ajudando

Diversos estudos já mostraram os benefícios relaxantes da música, mas cada um tem seu gosto. Descubra qual é o som que ajuda você a relaxar.

4. Você deixou aquela pia de louça suja para amanhã

Pense em seus hábitos de limpeza. Seu quarto parece um cenário de guerra? A sua bolsa ou mochila é muito bagunçada? Manter suas coisas organizadas pode não ser a cura de toda a ansiedade, mas ajuda a aliviar o estresse.

5. Sua respiração precisa melhorar

A respiração acelerada é uma resposta natural ao estresse, mas se você não está diante de um predador voraz, ela se torna sua inimiga. Descubra um exercício respiratório que funcione para você e lembre-se dele da próxima vez que começar a se preocupar com algo.

6. Você está tentando lutar contra seus fatores de estresse

O esforço é nobre, mas a verdade é que o mais racional a fazer é evitar o que estressa você, sempre que possível. Adapte sua rotina e hábitos e evite situações que causam estresse.

7. Você não diz nada de bom sobre si

Reforçar constantemente sua autoconfiança (pensar que “tudo vai dar certo”, por exemplo) ajuda a reduzir a ansiedade. O cérebro é uma ferramenta poderosa: use-o.

8. Você está dormindo mal

Manter hábitos de sono regulares e saudáveis protege contra doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e muitas outras doenças crônicas, além de melhorar sua percepção sobre a vida e sobre si.

9. Você não consegue gerenciar seu tempo

Se o número de tarefas que lhe aguardam em um dia comum é enlouquecedor, pense em quanto tempo você está dedicando a cada atividade. Planejar seu dia e estabelecer prioridades são coisas que podem ajudar nas suas decisões sobre o seu tempo, gerando uma sensação de maior controle sobre a vida.

10. Você está aceitando mais tarefas do que dá conta

Não tem problema dizer não de vez em quando para aliviar a carga de suas responsabilidade individuais. Desculpe, você não pode levar seu primo ao aeroporto porque você já tem um jantar programado há semanas. Simples!

11. Você não desgruda do seu celular

Pare com isso. Pare de olhar para a tela. Pesquisas mostram que a pressão de estar disponível para responder e-mails, mensagens de texto, telefonemas e estar a par de tudo pode ser demais. Faça um esforço consciente e desligue seu celular e seu computador durante algumas horas do dia.

12. Você acabou de atingir um objetivo importante

… Mas por algum motivo você ainda está surtando! Levantamentos com estudantes universitários demonstraram que metas “compassivas” (que beneficiam outras pessoas além de você) geram maior redução da ansiedade pós-conquista do que as mais individualistas. Pensar coletivamente traz ainda mais benefícios, portanto.

E então, o que vamos mudar a partir de agora?