Vamos reduzir o consumo de água e energia?

Ainda que os grandes vilões na escassez dos recursos naturais sejam a indústria, a agricultura e a pecuária, é preciso encarar a necessidade de mudar o consumo e a consciência das massas. Ou seja, a nossa relação com a natureza e com os bens que ela oferece.

Abaixo, acompanhe medidas simples que podem e devem fazer parte da rotina de todos nós. Com uma mudança coletiva, o impacto das pequenas ações torna-se algo significativo.

Para economizar energia

1. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes, com maior durabilidade e menor consumo de energia.

2. Apague as luzes dos cômodos quando não estiver neles;

3. Opte por paredes e móveis de cores claras. Eles refletem melhor a luz e proporcionam luminosidade natural ao ambiente.

4. Aproveite bem a luz do dia: deixe janelas e cortinas abertas.

5. Cuide da higienização do ar condicionado: mantê-lo limpo otimiza seu uso.

6. Lave e passe roupas somente quando tiver uma boa quantidade de peças – máquina de lavar e ferro de passar consomem muita energia.

7. Desligue os aparelhos das tomadas, em casa e no seu local de trabalho. Lembre-se também de reaproveitar os papeis usados para rascunho.

Para economizar água

8. Seja consciente ao banhar-se. Não gaste muito tempo e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos.

9. Feche a torneira ao escovar os dentes. Tenha o mesmo cuidado ao lavar a louça.

10. Verifique vazamentos. Seja na descarga, na máquina de lavar ou nas torneiras. Lembre-se: uma torneira pingando gasta 46 litros por dia, o equivalente a 1.380 litros por mês;

11. Capte a água da chuva para regar jardins e plantas. Utilize-a também caso seja necessário lavar a calçada ou o carro.

Responsabilidade de todos, para benefício de todos.