JusBrasil lista dicas importantes para o início da carreira jurídica

De Fátima Burégio, publicado no portal JusBrasil.

carreira-profissional

Após cinco anos de um exaustivo curso, o Bacharel em Direito finalmente ostenta um diploma conquistado com muito suor, noites mal dormidas, estudos dos manuais mais diversos possíveis e muita dedicação.

Não é fácil conquistar o desejado ‘canudo’, mas você conseguiu!

Ufa, que vitória!

Agora é momento de planejar o início de sua carreira e os conselhos elencados aqui surtirão efeitos em sua vida se você considerar em seu coração e colocá-los como uma meta, um ideal a ser perseguido.

Regra nº 1

Não dê ouvidos aos arautos do caos que lhes afirmam que a carreira jurídica é muito puxada e com início pouco expressivo, onde, inevitavelmente você só ganhará uma ‘merrequinha’ e muitos desejarão apenas a força do seu braço.

Atente que iniciar é preciso e que até você fazer seu nome, precisará dar umas cabeçadas, trilhar o caminho das pedras, se decepcionar com algumas pessoas e que isto, infelizmente, faz parte do aprendizado de qualquer profissão.

Prossiga!

Regra nº 2

Crie o hábito de ler diariamente vários jornais de atualidades do Direito. Fazendo assim, você se mantém atualizado, pois advogado desatualizado é péssimo.

Aprimore!

Regra nº 3

Entenda que a própria profissão de advogado é inclinada a defender litígios, resolver ‘broncas’ diversas e você precisará deter uma boa dose de bom humor a amor, senão… Estresse na certa.

Relaxe!

Regra nº 4

Troque ideias com outros advogados. Isto o manterá antenado e seu link de contatos facilitará quando tiver dúvidas que precisam ser sanadas por outros colegas. Seja cordial e acessível!

Vença!

Regra nº 5

Seja pontual; britânico até! A pior coisa que pode existir é uma pessoa relapsa e impontual com seus semelhantes. Além de demonstrar falta de educação, denota desinteresse. Seus clientes observarão isto!

Faça a diferença!

Regra nº 6

Trate com cortesia e urbanidade tanto os magistrados quanto os serventuários do judiciário – sua ‘nova casa’ -, pratique a tática do sorriso no rosto e uso das palavrinhas mágicas ensinadas pela mamãe: Olá, bom dia, obrigada, satisfação em revê-lo (a), etc.

Seja educado!

Regra nº 7

Comece divulgando seu trabalho em sua própria comunidade, vizinhança, amigos, conhecidos e mostre-se disponível e ávido por prestar serviços a cada conhecido.

Fazendo assim, sem perceber, você já inicia a carreira com uma boa quantidade de possíveis clientes e pode dar seus primeiros passos.

Acredite!

Regra nº 8

Crie planilhas de acompanhamento de seus processos.

Seja organizado.

Regra nº 9

Procure saber o estado dos seus processos, pelo menos de 15 em 15 dias. Mantenha um link com clientes. Esta técnica funciona muito bem.

Invista em feedback!

Regra nº 10

Escreva artigos jurídicos em sites reconhecidos. O JusBrasil é um ótimo espaço e você será sempre bem acolhido e assessorado.

Escreva!

Aqui, nós listamos apenas as 10 primeiras regras elencadas pela professora e Bacharel em Direito Fátima Burégio – no total são 21. No site JusBrasil, você encontra o artigo original e a relação completa das dicas.