Controle de Prazos

Neste post vou falar sobre um recurso do Advoc que é de fácil utilização e é de grande valia no cotidiano das atividades jurídicas.

O Controle de Prazos do Advoc fornece uma visão instantânea dos eventos digitados em fichas processuais ou na agenda, que são considerados “prazos”.

Primeiro, uma definição de prazo, no contexto do Advoc: prazos são os eventos pendentes (marcados como tal no Advoc) digitados com uma data futura (por exemplo, uma audiência digitada no Advoc com data para o próximo mês). Portanto, não se trata de uma lista de prazos legais ou judiciais, mas sim um método mais abrangente para cuidar de tudo que se visa a fazer no futuro.

O que o Advoc faz é indicar ao usuário todos os eventos pendentes cuja data futura se aproxima, sendo configurável a antecedência com a qual o usuário é informado. O usuário pode escolher ser informado de todos os eventos que vão ocorrer nos próximos três dias, por exemplo. Dessa forma o usuário tem uma espécie de visor eletrônico do que está por vir.

A forma como essa informação é mostrada é muito simples, e esse é um ponto forte do sistema: em havendo prazos para os próximos dias, o Advoc mostra um daqueles triângulozinhos amarelos com um ponto de exclamação dentro, símbolo bem conhecido na informática para chamar a atenção. Apenas isso, nada mais. Nada de gráficos estrambólicos com a quantidade de pendências, separadas por tipo, local, urgência, ou seja lá o que for, que poderia até ficar bonito, mas tornaria complexo algo que é para ser simples: “Tenho coisas importantes para amanhã! ”

Os triângulos amarelos do Controle de Prazos

Ao clicar no triângulo amarelo, aparece uma lista discriminando os prazos em “Prazos para Hoje”, “Prazos para os Próximos 3 Dias”, “Notas de Expediente Pendentes” e “Processos Desatualizados”. Ao lado de cada um desses tipos de prazos aparecerá um outro triângulo amarelo, se houver eventos que se encaixem nessa categoria. As notas de expediente pendentes e os processos desatualizados não são exatamente “prazos” no conceito do Advoc, mas estão incluídos no Controle de Prazos por serem eventos que requerem monitoramento contínuo.

A partir dessa lista de tipos de prazos, ao clicar em qualquer dos tipos o Advoc faz uma pesquisa e abre uma seleção com todos os processos que possuem esse tipo de prazo, para que o usuário possa visualizar, ou imprimir, as informações disponíveis sobre os prazos em questão.

Observe como esse mecanismo é prático: ao clicar em “Prazos para os Próximos 3 Dias”, o Advoc procura todos os processos do advogado que está operando o programa, que possuam eventos pendentes que tenham sido digitados com data futura para o período que vai de hoje até daqui  3 dias. Tudo isso com apenas um clique! Além disso, clicando no botão “Procurar” é possível alterar os parâmetros da pesquisa, por exemplo restringindo a um tipo específico de processo, ou removendo o advogado, de forma a ver os prazos de todos os advogados do escritório. Depois é só clicar em “Executar a Procura” para obter a nova seleção de processos.

A pesquisa de prazos é flexível

Nos próximos posts vou abordar outros recursos interessantes do Advoc, que às vezes esquecemos de usar, mas que podem economizar tempo ou ajudar a fornecer informações importantes para o desempenho da advocacia, nesse contexto cada vez mais competitivo.

Obrigado pela leitura, e se desejar, deixe um comentário sobre qual recurso do Advoc ou do Memorial você gostaria de ler num próximo post.