Dono da maior franquia do Brasil dá 10 dicas de empreendedorismo

empreender

Criador do O Boticário, que segundo o ranking anual da Associação Brasileira de Franchising é a maior rede de franquias do país, Miguel Krigsner é visto como um exemplo de empresário de sucesso por muitos empreendedores.

O Grupo Boticário – que também engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box – fechou o ano de 2013 com mais de 3.600 lojas no país e faturamento acima dos R$ 8 bilhões no varejo.

Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, Krigsner listou dez dicas para criar um negócio de sucesso. A relação foi publicada pelo UOL, e a gente reproduz abaixo:

1. Escolha um ramo do qual goste

Segundo Krigsner, o empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser feliz no dia a dia da empresa, afinal a maior parte do tempo será dedicada a ela. “Eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo. Acordo todo dia com vontade de trabalhar”, diz.

2. Tenha um diferencial

Para o fundador da rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes. E não precisa ser algo inovador, segundo ele. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem fazer um cliente se tornar fiel ao negócio.

3. Assuma riscos

Empreender é uma atividade de risco, segundo Krigsner. Por isso, é preciso sempre se planejar e calcular cada passo da empresa para minimizar as chances de fracasso. “É preciso coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente no início”, afirma.

4. Valorize a equipe

Nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio prosperar. Segundo Krigsner, é importante que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação.

5. Seja transparente

A credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e transparência, de acordo com o criador da rede O Boticário. Prometer apenas o que pode ser cumprido e não subestimar clientes e fornecedores são algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma imagem sólida.

6. Tenha visão de negócio

Segundo Krigsner, o empreendedor precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer chegar. Ele precisa ter objetivos e metas claras e não enxergar o negócio apenas como um ganha-pão.

“Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria aonde chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo grande”, declara.

7. Preocupe-se com a comunidade

Uma empresa, no entanto, não deve ser focada somente em resultados financeiros, segundo Krigsner. É preciso considerar o impacto causado na comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas pessoas.

8. Aperfeiçoe-se com o tempo

Para Krigsner, o empresário não pode parar no tempo e deve investir no aperfeiçoamento pessoal.

“Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor tem de buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar o negócio e fazer a empresa crescer”, diz.

9. Levante-se após um tombo

Para ele, um empresário deve ter a capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio. Nem todas as ações são bem-sucedidas e, por isso, é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.

10. Tenha paciência

É normal que um empreendedor, especialmente no início do negócio, espere resultados e lucro rápidos. No entanto, Krigsner diz que prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo.

“Uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural.”

Dicas anotadas? Boa sorte, empreendedores!

7 comportamentos dos pais que impedirão seus filhos de se tornarem líderes

balanço

Kathy Caprino, terapeuta familiar e colunista da revista Forbes, diz ter acompanhado, ao longo de sua carreira, uma série de comportamentos de pais e mães que acabam por impedir o crescimento pessoal e podar a capacidade de liderança dos filhos.

Em suas pesquisas, Caprino encontrou os livros de Tim Elmore, escritor e fundador de uma organização que busca empoderar jovens através de um trabalho de mentoria. Unindo as percepções, a terapeuta listou 7 comportamentos que devem ser evitados se você deseja que seu filho se torne um líder capaz. As recomendações foram reproduzidas pelo portal Administradores.com. Confira:

1. Não deixar as crianças se arriscarem

O medo de perdê-las nos leva a fazer tudo o que podemos para protegê-las. Isso é correto e de fato uma responsabilidade dos pais, mas há riscos saudáveis e que precisam ser permitidos. Psicólogos europeus descobriram que crianças que não podem brincar fora de casa e que nunca chegam a se machucar de leve (sofrer uma queda, por exemplo) frequentemente desenvolvem fobias na idade adulta. Não permitir que adolescentes sofram o fim de um relacionamento amoroso ou que crianças caiam algumas vezes, aprendendo que é normal, provavelmente gerará adultos arrogantes (que não sabem lidar com as falhas) e com baixa autoestima.

2. Correr ao seu socorro muito rápido

Quando cuidamos de todos os problemas e enchemos as crianças de excessivos cuidados, deixamos de ensiná-las a tomar iniciativa e enfrentar suas dificuldades. É necessário que elas aprendam a caminhar sozinhas, para que se tornem líderes. Do contrário, serão adultos acomodados e inconsequentes.

3. Elogiar com facilidade

Não há problemas em elogiar os filhos quando eles merecem, mas a política de que “todos são vencedores” pode ser prejudicial, em longo prazo. É importante fazer com que seu filho se sinta especial, mas elogiá-lo sem critério, deixando de lado comportamentos errados, lhe ensinará a mentir, exagerar e trair, por medo de enfrentar a realidade como ela é e de causar decepção ao admití-la.

4. Deixar a culpa ser um obstáculo para a boa liderança

Seus filhos não precisam amar você todos os minutos de suas vidas. Eles conseguirão lidar com decepções, mas não com o fato de serem mimados. Por isso diga “não” ou “agora não” e deixe que eles lutem por aquilo que realmente valorizam e precisam.

5. Não compartilhar nossos erros

Adolescentes saudáveis desejarão fazer as coisas do seu jeito, e nós como adultos temos que permitir isso, o que não significa que não possamos ajudá-los. Compartilhar erros do passado pode gerar um sentimento de identificação e orientar seus filhos a escolherem melhor. Você não é o único a influenciar seu filho, então busque ser a melhor influência.

6. Confundir inteligência, talento e influência com maturidade

A inteligência é muitas vezes usada como uma medida da maturidade de uma criança, e, como resultado, pais costumam deduzir que uma criança inteligente está pronta para o mundo, o que não é necessariamente verdade. Para decidir quando soltar mais seus filhos e dar-lhes mais independência, observe outras crianças da idade deles, e veja como responde às pequenas responsabilidades que lhes forem dadas. Não apresse nem atrase esta independência!

7. Não fazer o que dizemos

Como pais, é nossa responsabilidade dar o exemplo de vida que queremos que nossos filhos vivam, ajudando-lhes a construir um bom caráter e a serem responsáveis em todos os aspectos. Como líderes de nossas casas, podemos começar por falar apenas com honestidade, sem hipocrisia ou mentiras (nem mesmo aquelas mais simples). Observe suas ações e escolhas éticas; seu filho, com certeza, as estará observando.

Atualização: Advoc recebe dados de novos e-Procs

eProcs

Nas últimas semanas, a Exotics Informática realizou uma série de adaptações no Advoc, programa de controle e gerenciamento de processos, para a plena inserção dos e-Procs – sistema de transmissão eletrônica de atos processuais da Justiça.

Agora, o software está totalmente habilitado a capturar e manter atualizadas as movimentações dos processos online do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4E), da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRSE), de Santa Catarina (TJSCE) e do Paraná (TJPRE).

A captura de processos é possível através do Advoc Tribunais, produto que capacita o sistema a realizar o procedimento automaticamente, necessitando apenas de acesso à internet. Além destes, o Advoc captura dados de outros 17 importantes tribunais do país. Clique aqui para ver a relação completa.

No canal da Exotics no YouTube, um vídeo demonstrativo apresenta o passo-a-passo para configurar o Recebimento de Processos no sistema.

5 tendências da tecnologia para 2014

google

Mais 365 dias para o desenvolvimento de novas tecnologias. O portal especializado no tema baboo.com.br arriscou-se a prever o que deverá despontar em 2014 nessa área.

Confira, abaixo, a lista com cinco itens elaborada por eles.

1. Internet em todos os lugares

Atualmente, a internet está presente em quase qualquer lugar. Quase. E é exatamente por isso que a web pode estender suas capacidades para os dispositivos móveis a partir do próximo ano. A ideia é cobrir cada vez mais as áreas do mundo com internet com boa velocidade.

Prova disso é o desenvolvimento da internet 4G, que oferece alta velocidade em lugares que nunca imaginaríamos contar com uma boa conexão. Com o desenvolvimento e aplicação de mais recursos por parte das operadoras, a conectividade móvel pode se tornar mais barata e estar disponível para mais pessoas. Sem falar em projetos que inserem conexões em locais públicos ou ermos, como os balões do Google.

2. Biometria: o uso do corpo como senha

Para que memorizar a senha se o seu corpo pode ser a própria? Sensores de íris e de digitais ou reconhecimento de voz são a nova tendência. A ideia da biometria utiliza os códigos únicos de cada pessoa para estabelecer um padrão de segurança quase impossível de burlar.

Atualmente, existem diversos investimentos na área, e tais tecnologias devem ganhar ainda mais espaço em 2014. Quem sabe em breve não vemos o fim do “RG” para dar espaço à leitura biométrica?

3. Drones e as entregas mais rápidas

Drone2

Jeff Bezos, o CEO da Amazon, comentou que em alguns anos será possível realizar entregas com drones. Isso agilizaria bastante as entregas, além de oferecer novas possibilidades de negócios para sua empresa. Os drones, porém, não são o único investimento recente da Amazon.

Bezos também anunciou que a empresa começa a realizar entregas inclusive aos domingos. E de forma rápida. Significa que os consumidores podem receber seus produtos no mesmo dia. O que deve ampliar ainda mais o mercado para a Amazon.

4. Mais segurança, menos espionagem

A espionagem foi um dos grandes tópicos de 2013. Depois do escândalo de Edward Snowden, ex-técnico da CIA e da NSA, o mundo ficou em alerta em relação à vigilância imposta pelos Estados Unidos na internet. Isso fez com que diversas empresas estabelecessem uma transparência maior com os seus usuários e criassem novos métodos para proteger os dados de seus clientes.

Em 2014, o padrão de segurança deve aumentar. Novas criptografias e tecnologias devem surgir para manter as informações de internautas salvas. Se é que isso realmente é possível, levando em conta que na internet tudo é rastreado e monitorado.

5. Telas e interatividade

Display

Telas sensíveis ao toque estão cada vez mais populares e tecnológicas. Dispositivos móveis oferecem recursos impressionantes, que vão além das peças de hardware e a rapidez de processamento. Eles trazem mais cores, resolução e um sistema responsivo cada vez mais primoroso. É provável, portanto, que as telas ganhem novidades durante o ano de 2014.

Há também investimento em recursos como a tela curvada e as telas flexíveis. Sem falar na altíssima resolução 4K e nas tecnologias que usam movimentos para oferecer maior interatividade aos usuários. Empresas como a Microsoft e a Samsung preveem que no futuro teremos telas interativas em mais objetos  – além dos smartphones e televisores.

Estamos de volta!

Depois de um recesso muito bem-vindo no período de festas, a Exotics Informática voltou hoje ao funcionamento normal. Energias recarregadas e metas definidas para 2014, é hora de transformar as ideias em ações.

Para este ano, adiantamos algumas novidades que chegarão em breve para nossos clientes: atualização de um sistema que ganhará versão totalmente web e atividades que marcarão os 20 anos da Exotics Informática, comemorados em março.

Um bom e produtivo ano a todos nós!

exo