Exotics participa de Simpósio de Direito Previdenciário

Já falamos por aqui que valorizamos muito a oportunidade de estarmos mais próximos de nossos clientes. Participar de Feiras e eventos das áreas jurídica, contábil e econômica, portanto, é uma excelente forma de estabelecer um contato mais direto com clientes e futuros clientes da empresa.

Nesta segunda-feira, estivemos presentes no XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário, em Gramado. Quem esteve lá para apresentar os sistemas que levam a marca Exotics Informática foi a Joice Rodzinski, consultora de vendas, e a Cristiane Cavalieri, da equipe de suporte técnico.

Como já esperávamos, visto o público-alvo do evento, o sistema para cálculos de revisão de benefícios do INSS com acesso pela internet, o Memorial Previdenciário Web, foi o mais procurado no espaço da empresa.

Para mais informações sobre o Memorial Previdenciário Web, entre em contato pelo e-mail info@exotics.com.br ou pelo telefone (51) 3028.4520, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

SBDP 2

SBDP 3

Captura de tela 2013-04-30 às 15.50.29
simposio 2

Taxa de desemprego em Porto Alegre é a menor entre as capitais pesquisadas pelo IBGE

O índice em todo o país é o menor para março em 11 anos. Do outro lado do Oceano, a Espanha vive sua pior crise, refletida especialmente em desemprego massivo

 trabalho feliz

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil foi estimada em 5,7% em março de 2013, a menor para o mês desde 2002, que marca o início da série histórica. Embora o índice tenha apresentado uma leve alta em comparação a fevereiro, que ficou em 5,6 %, é o melhor número registrado em março nos 11 anos de levantamento.

Em Porto Alegre, o índice de desemprego no período é o menor entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas*, ficando em 4% – bem abaixo da média nacional. Há dez anos, a taxa chegava a 10% neste mesmo mês. Com esses números, a população ocupada no País é de cerca de 23 milhões de pessoas.

desemprego

Situação oposta vive hoje a Espanha. Enquanto o Brasil comemora um recorde positivo, a taxa de desemprego no país atinge um novo máximo histórico: mais de seis milhões de pessoas estão sem emprego, o equivalente a 27,16% da população ativa.

O número aumentou em quase todas as comunidades autônomas. As maiores elevações foram verificadas na Andaluzia, Comunidade Valenciana e Baleares. Na Catalunha, o índice é de 24,53%. Entre os países da União Europeia, só a Grécia, com 27,2% em janeiro, tem uma taxa superior à da Espanha.

A situação inédita enfrentada por países europeus é confrontada com o momento também inédito do Brasil que, nos últimos anos, vive avanços econômicos e conquista o progresso social que muitas gerações não presenciaram. Aspectos da atualidade que, de alguma forma, atingem o mundo inteiro.

* A Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE é realizada também nas regiões metropolitanas do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 

O Dia Mundial do Livro merece ser compartilhado

livro 2 blog

23 de abril marca o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Oficialmente, a data foi criada em 1995, durante a XXVIII Conferência Geral da Unesco, realizada entre 25 de outubro e 16 de novembro daquele ano.

O objetivo é incentivar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do direito do autor.

A escolha da data é uma homenagem a Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Vladimir Nabokovse, Maurice Druon, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo, autores que nasceram ou faleceram em 23 de abril.

Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada Capital Mundial do Livro 2013. A distinção é um reconhecimento a seu programa para promoção da leitura entre jovens e a população de baixa renda.

Em apoio à iniciativa, diversas cidades e empresas organizam ações para promover os livros e a leitura, especialmente entidades ligadas à educação e ao meio acadêmico.

Captura de tela 2013-04-23 às 16.34.16

Aqui na Exotics Informática, clássicos da literatura são disponibilizados para os funcionários, que podem desfrutar da leitura nos intervalos de trabalho – algo comum de se ver ao meio-dia – ou em casa, para os momentos de lazer, porque bons hábitos merecem ser compartilhados.

Exotics estará no XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário

Direito Previdenciário em Gramado

Na próxima segunda-feira, 29 de abril, consultoras de vendas da Exotics Informática estarão em Gramado para apresentar os sistemas desenvolvidos pela empresa no XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário.

No evento, referências na área do Direito Previdenciário debaterão aspectos atuais e controvertidos sobre o tema com o público, formado por advogados, juízes, procuradores, defensores públicos e professores. O Simpósio inicia às 10h, no Hotel Laghetto Siena.

No espaço destinado à Exotics Informática, consultoras de venda farão demonstrações de uso dos programas, especialmente do Memorial Previdenciário Web, sistema para de revisão dos benefícios do INSS com acesso total pela internet.

Mais informações sobre investimentos e a programação completa do  XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário estão disponíveis aqui.

Para mais informações sobre o Memorial Previdenciário Web, entre em contato pelo e-mail info@exotics.com.br ou pelo telefone (51) 3028.4520, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

Exotics participa do VIII Congrejur

congrejur

Como já é tradição, a Exotics Informática vai estar no VIII Congrejur – Congresso e Feira de Gestão Jurídica, que ocorre nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O evento apresenta tendências de mercado e estratégias de administração voltadas ao setor. Para esta edição, já estão confirmados especialistas em marketing, planejamento, contabilidade e organização de escritórios jurídicos.

A programação inclui planejamento estrágico com foco em vendas, formulação de preços na advocacia, gestão de pessoas e plano de carreira, assuntos interessantes e dirigidos às necessidades dos escritórios da área.

Aproveite a oportunidade para conhecer os sistemas que a Exotics Informática oferece para gerir e qualificar seu negócio. O objetivo é oportunizar um espaço de troca com nossos clientes e de apresentação dos nossos produtos aos visitantes da Feira.

Clique aqui para mais informações sobre o Congresso.

Abaixo, um registro do Congrejur 2012.

Congrejur 2012

 

49ª Reunião da Qualidade RS

foto geral

Ontem, dia 16 de abril, à convite do Sebrae RS, eu e a Fabiane Prusch, gerente comercial da Exotics Informática, acompanhamos a 49ª Reunião da Qualidade RS, no Teatro do Sesi/Fiergs.

A primeira palestra, realizada logo após a solenidade de abertura, foi ministrada pelo Life Coach Gabriel Carneiro Costa. Com o tema “A vida que encanta num mundo para chamar de seu”, ele apresentou aspectos importantes sobre o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho e frisou que, para ele, não há separação entre a vida pessoal e profissional.

Gabriel acrescentou, ainda, que algumas empresas agem na contramão da felicidade. “Vejo muitos gerentes e líderes de equipe destacando o esforço, não o resultado. Reconhecem o funcionário que virou a noite trabalhando, não o que apresentou, de fato, os melhores resultados. Dessa forma, não respeitam o período e o espaço da vida pessoal do colaborador”, explica.

Como Life Coach, Gabriel Carneiro Costa trabalha para ajudar pessoas a caminhar em direção aos seus objetivos.

Captura de tela 2013-04-17 às 17.24.18

Em sua fala, Gabriel usou a imagem do jogador de golfe Tiger Woods para representar a comemoração por cada vitória

Agora, dividimos com vocês alguns dos passos sugeridos por ele:

– Em primeiro lugar, você precisa saber o que quer para o resto da vida. A partir disso, é preciso colocar em ação o que será feito hoje para atingir essa meta. É a ação que determina quem vai chegar aos seus objetivos ou quem vai ficar apenas planejando.

– Na busca por estas mudanças, alguns gatilhos podem ser usados para ressignificar: estado emocional de coragem (é preciso de coragem para mudar e agir), disposição para deixar de ser (abandonar velhos hábitos e valores), e valores que contagiam (pessoas positivas contagiam quem está ao seu redor).

– Não é errando que se aprende, mas refletindo sobre o erro.

– Ser feliz dá trabalho.

– A vida não é constante e não podemos ter controle total.

– Não se passa da zona de conforto diretamente para a zona de vitória. É preciso voltar para a ‘zona de incompetência’, analisar nossas habilidades para, então, agir em busca dos objetivos traçados.

– Permita-se ficar chateado com frustrações e insucesso. Mas não prolongue esse período.

– Comemore suas vitórias.

Bellini

Concluída a primeira palestra, foi a vez do presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, resgatar a trajetória da empresa e mostrar como foi trabalhada a motivação entre os colaboradores. A participação foi descontraída e cheia de anedotas, que mostraram a coragem e empreendedorismo do agora senhor de 86 anos.

Na época de criação da Marcopolo – uma das maiores fabricantes de carrocerias para ônibus do mundo –, com falta de experiência, de tecnologia e de capital, a empresa precisava de 90 dias para produzir uma única carroceria. Hoje, são fabricadas mais de 120 por dia.

Para Bellini, no entanto, este sucesso não seria alcançado sem a integração da equipe. “Em 1986, fizemos uma viagem ao Japão. Percebemos que eles estavam à frente e voltamos com muitas ideias. Mas, de nada adiantaria apenas eu e a diretoria acreditarmos nessas ideias, o fundamental foi conseguirmos trabalhar com toda a equipe, na época composta por 3 mil colaboradores”, explica.

Hoje, a Marcopolo possui mais de 22 mil funcionários. Bellini credita o sucesso da companhia ao engajamento. Como presidente emérito, é responsável por zelar pela cultura da empresa e motivar os colaboradores. “A história humana é mais poderosa do que a tecnologia. Máquinas podem ser compradas, mas as pessoas não”, destacou. “Sinto uma satisfação enorme em saber que temos uma equipe muito motivada”, finalizou.

Entenda a desaposentação

aposentados

O termo está em pauta e, apesar de estranho, tem um significado bastante simples. Desde que voltou a ser discutido no Senado, notícias sobre o assunto são publicadas a todo instante.

A proposta de desaposentação garante ao aposentado que continua trabalhando o direito de revisão do valor do benefício. O projeto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, se não houver recurso para votação em plenário, segue direto para avaliação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o governo não reconhece o direito de recalcular a aposentadoria. Quem deseja revisar o valor precisa entrar na Justiça e esperar: há cerca de 24 mil ações desse tipo nos tribunais. Muitas delas aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal, ainda sem previsão de quando o caso será julgado.

De acordo com o projeto que prevê a desaposentação, o aposentado que voltou a trabalhar e a contribuir para o INSS vai poder trocar o benefício atual por um mais vantajoso. O novo cálculo levará em conta quanto tempo o trabalhador ficou na ativa depois de se aposentar e todas as contribuições que ele fez à Previdência nesse período.

O texto estabelece, ainda, que o segurado não terá que devolver o dinheiro que já recebeu do INSS. Esse é um ponto importante, já que muitos que conseguiram a desaposentação na Justiça precisaram ressarcir o que já haviam recebido da Previdência Social.

Mas a discussão ainda vai render. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, diz que o projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado provocaria um rombo de R$ 70 bilhões nas contas do INSS, indicando, segundo ele, a inviabilidade da proposta.

Agora, um alerta: a desaposentação pode representar a possibilidade de aumentar os ganhos, no entanto diversos fatores precisam ser levados em consideração. Se o beneficiário teve salários posteriores inferiores ou se aposentou numa regra anterior mais benéfica, a mudança pode não valer a pena. Ou seja, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Para tanto, o Memorial Previdenciário Web, sistema desenvolvido pela Exotics Informática para cálculos revisionais de benefícios do INSS com acesso pela internet, realiza cálculos de desaposentação. Com o suporte do programa, o advogado verifica a aposentadoria mais vantajosa para seu cliente – basta preencher os dados solicitados pelo sistema que os novos números serão apresentados.

memo final

 

Para mais informações sobre o Memorial Previdenciário Web, entre em contato com as consultoras de vendas pelo telefone (51) 3028.4520 ou pelo e-mail info@exotics.com.br. Você também pode testar gratuitamente o programa, através de sua versão de demonstração. Clique aqui, crie um login e experimente.

Qualificação para colaboradores

curso

No noite de ontem, dia 9 de abril, as equipes de Vendas – formada pelas consultoras Andréia Boaro, Graziella Rodrigues e Joice Pinos – e Comunicação – yo! – da Exotics Informática, acompanhadas pela gerente comercial Fabiane Prusch, participaram do Encontro Empresarial promovido pelo Sebrae. O assunto abordado foi a Integração do Marketing com o Ambiente Digital.

É sempre bom participar de ações que estimulam a troca de experiências e o aprimoramento dos trabalhos realizados. Como resultado, novas ideias e um novo olhar para as atividades do dia-a-dia.

Agradecemos ao Sebrae por oportunizar estes espaços de intercâmbio e aprendizado.

Na imagem, um registro do Encontro.

P.S.: Já que falamos em ambiente digital, você já conhece a página da Exotics no Facebook? Passa lá!

Encontro discute gestão estratégica e apresenta a Exotics

imagem geral

Como patrocinadora do II Encontro de Gestão Estratégica dos Departamentos Jurídicos, realizado na última sexta-feira, 5 de abril, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a Exotics Informática divulgou sua marca e serviços aos profissionais presentes.

Clientes da empresa contaram com 15% de desconto no valor da inscrição. Gerentes, consultores jurídicos, advogados, controladores e demais gestores da área presentes no evento receberam material de divulgação com pasta e folders de apresentação dos sistemas desenvolvidos e comercializados pela Exotics Informática.

O Encontro utilizou exemplos práticos para maximizar o desempenho da área jurídica nas empresas, assim como ferramentas para qualificar a gestão, estratégias fundamentais no mercado atual.

Como vocês acompanham por aqui, a Exotics busca prestigiar e apoiar eventos jurídicos e contábeis como forma de manter-se atualizada às tendências das áreas e em contato com seus clientes.

imagem cartaz

imagem reflexo