Revisão das perdas do FGTS: dúvidas frequentes

Quem pode pedir a revisão?
Todos que mantiveram algum contrato de trabalho em regime CLT em qualquer momento desde 1999 podem entrar com o processo de revisão – a decisão pode afetar mais de 60 milhões de trabalhadores que foram contratados nesse período.

O que é a revisão do FGTS?

A revisão calcula a diferença entre a correção monetária oficial, calculada pela TR (Taxa Referencial), e a calculada pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), que reflete de forma mais adequada a inflação. Dessa forma, busca-se repor as perdas do período – estimadas entre 48% e 88%. Mesmo quem já efetuou o saque da conta por qualquer motivo pode solicitar a revisão dos saldos do FGTS. 

A questão se originou em uma ação judicial movida em 2014 pela Defensoria Pública da União do Rio Grande do Sul, válida para todo o país, e ainda depende de decisão do STF (Superior Tribunal Federal).

Ainda sem data para ser proferida, a decisão poderá limitar o alcance do direito à substituição do índice às pessoas que já tiverem entrado com ações na justiça até a data da deliberação. Por isso, caso haja potenciais valores a receber, é recomendável entrar logo com a ação.


Como consigo o extrato do FGTS?
O extrato do FGTS pode ser baixado pelo site www.caixa.gov.br ou pelo aplicativo da Caixa. Você acessa com seu CPF ou PIS e senha. Em seguida, escolhe a opção FGTS e EXTRATO COMPLETO. Caso você ainda não tenha uma senha, é possível cadastrar ao acessar o site.
Os extratos são separados por empregador – seja empresa, empregador doméstico ou rural – e podem ser salvos em PDF. Salve cada um dos extratos disponíveis na sua conta.

Como faço o cálculo no MemoCalc e no Memorial 8?

O procedimento é o mesmo nos dois programas. Acompanhe os passos:

– No Memorial 8 ou no MemoCalc, inicie um novo cálculo.

– Na planilha Principal, clique em Opções e em Incluir Extrato do FGTS.

– Na nova janela, clique em Browse, selecione o arquivo de extrato em PDF que você baixou no site ou no aplicativo da Caixa, e clique em OK.

– As parcelas do extrato são carregadas automaticamente.

– O programa também aplica automaticamente os índices de correção monetária (correção: INPC; juros: 3% ao Ano Capit Mensal).

– Repita o procedimento para incluir um novo extrato; neste caso, utilize o botão Incluir Extrato do FGTS disponível na tela principal.

– Para salvar ou imprimir o cálculo, clique em Imprimir.

Vídeo: como calcular a revisão das perdas do FGTS no Memorial

Neste vídeo no nosso canal no YouTube, acompanhe o passo a passo para realizar cálculos de revisão das perdas do FGTS no Memorial 8 e no MemoCalc.

O Memorial 8 é o sistema da Exotics Informática para cálculos de atualização monetária, revisão de financiamentos, liquidação de sentenças e controle de débitos. O MemoCalc é o sistema online para cálculos de atualização monetária.

Entre em contato para mais informações:

(51) 3028.4520, WhatsApp (51) 99976.1133 e e-mail info@exotics.com.br.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min.

www.memocalc.com.br

Revisão das perdas do FGTS no Memorial 8 e MemoCalc

Fazer o cálculo de revisão das perdas do FGTS com o Memorial 8 e com o MemoCalc ficou ainda mais fácil: você utiliza a opção “Incluir Extrato do FGTS” e o sistema importa o arquivo de extrato que você baixou no site ou no aplicativo da Caixa. Além da importação automática dos dados, o sistema também aplica automaticamente os critérios de correção monetária. Simples assim.

A atualização está disponível para todos os usuários do Memorial 8 – sistema desktop para cálculos de correção monetária, revisão de financiamentos, liquidação de sentenças e controle de débitos – e do MemoCalc, sistema online para cálculos de correção monetária. 

Para mais informações sobre o recurso, entre em contato com nosso departamento de Suporte Técnico: 

(51) 3346.4520, WhatsApp (51) 99971.7046 e e-mail suporte@exotics.com.br.

Para mais informações sobre os sistemas, fale com as nossas consultoras de vendas:

(51) 3028.4520, WhatsApp (51) 99976.1133 e e-mail info@exotics.com.br

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min.

Parabéns, mães!

Todos nós sabemos – ou deveríamos saber – que a pandemia deixou ainda mais sobrecarregada a rotina das mulheres que têm filhos. 

A todas as mães, gostaríamos de dizer que com certeza vocês estão fazendo o melhor que podem em tempos de caos e incerteza. Que possamos melhorar enquanto sociedade para dar voz e espaço às mulheres que são mães.

Parabéns pelo dia! Que o domingo seja especial como vocês merecem.

Atualização no Memorial 8 e MemoCalc: Selic e Ibovespa cadastrados desde a criação

Já estão disponíveis as atualizações dos índices das tabelas Selic e Ibovespa. Ambas tiveram a vigência ampliada e estão cadastradas no Memorial 8 (para quem possui o Memorial Índices) e no MemoCalc desde sua criação: o Ibovespa desde fevereiro de 1968 e a Selic desde julho de 1986.

O Memorial 8 é um software completo para cálculos de correção monetária, liquidação de sentenças, revisão de financiamentos e controle de débitos.

O MemoCalc é um sistema totalmente online para cálculos de correção monetária e liquidação de sentenças.

Entre em contato para mais informações:

Departamento de vendas:

(51) 3028.4520, WhatsApp (51) 99976.1133 e e-mail info@exotics.com.br

Suporte técnico:

(51) 3346.4520, WhatsApp (51) 99971.7046 e e-mail suporte@exotics.com.br.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min.

Parabéns, trabalhador(a)!

Num sábado como hoje, em 1º de maio de 1886, trabalhadores ocuparam as ruas das maiores cidades dos Estados Unidos para pedir a redução da carga horária. Na época, era comum permanecer no emprego por cerca de 100 horas por semana, o equivalente a 16 horas de trabalho, seis dias por semana.

Já na virada do século XX, boa parte dos trabalhadores havia garantido o direito de limitar as jornadas a oito horas diárias.

Esse é um resumo muito breve de apenas uma das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo – hoje, a data é celebrada em mais de 80 países. Recorrer à história nos ajuda a não dar passos para trás. 😉

Neste dia, nosso abraço a todos os trabalhadores e um agradecimento especial a cada colaborador que forma a nossa empresa. Parabéns e obrigado!

Semana do Consumidor com descontos inéditos

Tem promoção em homenagem ao Dia do Consumidor, sim!

De 15 a 19 de março, ganhe 10% de desconto na renovação dos sistemas web, do Memorial Índices e do Advoc Tribunais.

Conte também com 30% de desconto na aquisição de novos sistemas desktop e online e no upgrade de versão.

Fale conosco e conheça os valores promocionais:

(51) 3028.4520(51) 99976.1133 e info@exotics.com.br.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min.

Parabéns, mulheres!

Respeito, reconhecimento, equidade. Que a data oportunize reflexões e amplifique a voz das mulheres, tão necessária para recriar o mundo.

Andrea, Andréia, Caroline, Esther, Fernanda, Giovannise, Graziella, Jéssica, Mariane, Milene e Priscila: parabéns pelo Dia da Mulher!