O Blog da Exotics

15 livros que grandes empreendedores têm em suas estantes

Muitos donos de negócios de sucesso leem livros para se capacitar. Confira, na lista do Portal Exame, quais são as obras mais recomendadas por eles.

1. Alberto Saraiva — O sucesso não ocorre por acaso

Alberto Saraiva passou um tempo conciliando diferentes comércios e o curso de medicina, mas preferiu a primeira opção. Um dia, um senhor idoso veio pedir emprego ao empreendedor, contando que sabia fazer diversas comidas árabes. Saraiva o contratou e aprendeu mais dessa culinária. Em um papel, escreveu tudo que o brasileiro mais aceitava e usou sua filosofia do preço baixo. Assim nasceu a primeira unidade do Habib’s, rede fast food de comida árabe.

Um livro que marcou a trajetória do empreendedor foi O sucesso não ocorre por acaso, que argumenta que o êxito, seja nos negócios ou em qualquer aspecto da vida, não é resultado da sorte, mas sim de estar preparado para enxergar e agarrar as oportunidades.

O sucesso não ocorre por acaso
Autor:
Lair Ribeiro
Editora: Objetiva

2. Alexandre Costa — Qual é a tua obra?

Com apenas 17 anos, Alexandre Tadeu da Costa ingressou no ramo dos chocolates. O empreendedor acabou criando uma das redes de franquias mais bem-sucedidas do Brasil: a Cacau Show.

Qual é a tua obra?, livro do filósofo e palestrante Mario Sergio Cortella, é uma das leituras recomendadas por ele a quem quer empreender. Na obra, Cortella fala sobre as inquietações do mundo corporativo. Ele define o líder espiritualizado como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de fundamentá-la, buscando sempre o significado de tudo que o rodeia.

Qual é a tua obra?
Autor:
Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes

3. Bill Gates — Aventuras Empresariais

Bill Gates, da Microsoft, recebeu uma bela recomendação deste livro: quem a deu foi o megainvestidor Warren Buffett.

Aventuras Empresariais conta com uma série de artigos do jornalista John Brooks para o veículo The New Yorker. A obra mostra que o poder das decisões é capaz de alavancar uma empresa ou dizimá-la.

Aventuras Empresariais (“Business Adventures”)
Autor:
John Brooks
Editora: Best Business