8 filmes para inspirar sua carreira

A disheveled Matthew McConaughey gets arrested in scenes for 'The Dallas Buyers Club' in New Orleans

Deni Belotti, presidente da consultoria JCS Network, é apaixonado por cinema e acredita no potencial inspirador da sétima arte. Os filmes a seguir foram indicados por ele e há desde clássicos consagrados como Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, até filmes mais recentes como “O Homem que Mudou o Jogo”, de 2012.

Confira as lições de carreira que Belotti diz ser possível resgatar com cada um dos 8 filmes a seguir:

1. Duelo de Titãs

Denzel Washington interpreta Herman Boone, um técnico de futebol americano que sofre, a princípio, rejeição e preconceito do time universitário que assume.

Na opinião de Belotti, o longa-metragem mostra diferenciais de carreira que, geralmente, levam as pessoas ao sucesso e que fizeram com que o técnico conquistasse a confiança da equipe e se tornasse um exemplo a todos do time.

“Atuação em equipe, divisão de tarefas, coaching, trabalhar com o que se tem à disposição são algumas das características presentes no filme”, diz Belotti.

Diretor: Boaz Yakin
Ano: 2000
Duração: 113 minutos

2. Sociedade dos Poetas Mortos

Nesse filme, um dos mais memoráveis do ator Robin Williams, a lição principal, diz Belotti, é sobre a importância de tomar as rédeas da sua vida e carreira.

No longa, o incentivo para que jovens assumam seu próprio destino vem do professor de literatura John Keating, um líder com a capacidade de transformar as pessoas. “Este filme traz uma mensagem incrível que é a de ser presidente de você mesmo, se considerar o seu principal ativo”, diz Belotti.

Diretor: Peter Weir
Ano: 1989
Duração: 128 minutos

3. O Homem que mudou o Jogo

Baseado em fatos reais, o filme traz a história de Billy Bane, gerente do time de baseball Oakland Athletics, equipe com poucos recursos. A saída encontrada é apostar em um programa de estatísticas para acertar o time e leva-lo ao hall das principais equipes do esporte.

“Ele faz um planejamento a longo prazo e utiliza a tecnologia a seu favor para criar um espírito de equipe. Com isso, revolucionou o esporte”, diz Belotti.

Diretor: Bennett Miller
Ano: 2011
Duração: 113 minutos

4. Doze Homens e uma Sentença

O filme mostra como os questionamentos de um jurado podem mudar o rumo de uma decisão que parecia estar consolidada. A lição, segundo Belotti, é sobre o poder da argumentação em uma negociação que envolve pontos de vista diferentes. O personagem consegue “conquistar” um grupo, a princípio hostil e heterogêneo. Segundo Belotti, as duas versões do filme, de 1957 e de 1997, valem ser vistas.

Diretor: Sidney Lumet (1957) e William Friedkin (1997)
Ano: 1957 e 1997 (regravação)
Duração: 96 minutos (1957) e 117 minutos (1997)

5. Conduzindo Miss Daisy

Este filme é interessante, sobretudo, aos profissionais que desejam mostrar ao chefe que ele está indo para o lado errado, segundo Belotti.
É que a história do longa traz a improvável relação de confiança que surge entre uma senhora branca e rica e seu motorista negro, décadas atrás. “Ele usa táticas para que sua voz seja ouvida pela senhora”, diz o presidente da JCS Network.

Diretor: Bruce Beresford
Ano: 1989
Duração: 99 minutos

6. Um domingo qualquer

Como se motivar e engajar colegas e subordinados quando tudo, absolutamente tudo, conspira contra? Quem se reconhece nesta situação poderá se inspirar com o discurso do treinador à equipe, momento auge do filme. Segundo Belotti, trata-se de uma das falas motivacionais mais inspiradoras já apresentadas pelo cinema.

Diretor: Oliver Stone
Ano:1999
Duração: 165 minutos

7. Desafiando Gigantes

Religião à parte, o valor da fé (no que for) é o ponto que Belotti destaca nesse longa. Quando a crença é verdadeira é possível alterar rumos, que, a princípio, pareçam imutáveis.

Diretor: Alex Kendrick
Ano 2006
Duração: 112 minutos

8. Clube de Compras Dallas

O filme mostra a batalha do texano e soropositivo Ron Woodroof (Matthew McConaughey), em 1986, contra a indústria farmacêutica, após seu diagnóstico. Em busca de tratamento alternativo, começa a contrabandear drogas ilegais do México.

Indicado ao Oscar deste ano, o longa mostra um exemplo claro de alguém que decidiu tomar os rumos da sua vida, mesmo recebendo o pior dos prognósticos. “Mostra a capacidade de transformar uma situação limite em algo fantástico”, diz o presidente da JCS Network.

Diretor: Jean-Marc Vallée
Ano: 2013
Duração: 117 minutos

Via Portal Exame.com. Clique aqui para acessar a lista original.