Os diferenciais na hora de contratar advogados

Crédito da imagem: Dreamstime.com

Crédito da imagem: Dreamstime.com21

Como o conhecimento técnico, um bom currículo, a organização e condução de processos são requisitos ao advogado que procura crescer. O texto de Pedro Borges no site GEJUR – Gestão Jurídica Empresarial destaca aspectos que podem fazer toda a diferença na hora de conseguir a melhor colocação. Clique aqui para ler o conteúdo completo.
Uma carreira começa antes da busca por trabalho
As chances de conseguir um trabalho como advogado são determinadas antes mesmo de iniciar a procura. A escolha por uma especialização, por exemplo, terá um impacto significativo sobre as chances. Quem opta por se concentrar em litígios terá muito mais dificuldade para encontrar uma posição num departamento jurídico. É necessário definir e manter o foco.
Há um tempo certo para tudo
Geralmente, espera-se ganhar experiência num escritório de advocacia menor – por um período que pode variar entre cinco e oito anos – antes de iniciar a busca por uma oportunidade em uma grande empresa. Estar qualificado na sua área de atuação, apto a lidar com toda a documentação e os processos que vêm com ele, ser capaz de fornecer orientações estratégicas e acompanhar o trabalho legal de advogados externos mais experientes é o que torna possível o salto na carreira.
Conforme o autor do texto, enquanto o fascínio de ir para o departamento jurídico de uma grande empresa é forte para muitos advogados, a realidade é que alguns deles nunca vão fazer essa transição. Os jurídicos que contratam estão à procura de advogados autossuficientes, que possam trabalhar de forma independente, com pouco apoio e quase nenhuma supervisão. Isso muitas vezes significa que os departamentos jurídicos podem não ser bons campos de treinamento.
Cartas de recomendação
Quaisquer que sejam as circunstâncias em que estiver deixando um empregador atual, sair de cabeça erguida e com uma boa impressão do antigo chefe pode fazer muita diferença. Uma carta formal de recomendação de um parceiro, direta ou indiretamente ligado à sua antiga hierarquia conta muito. As recomendações não necessariamente eliminam a necessidade de verificar cada referência, mas ajudam a reforçar seus pontos fortes.
História consistente e coerente
Quanto maior a vivência profissional, maiores os diferenciais que um profissional pode obter. Cada passagem, mesmo as menos ilustres, podem deixar lições que serão aproveitadas em atividades que a princípio não teriam ligação alguma. Aprofundar naquilo que se é mais forte e se esforçar para ser essencial sempre vai ajudar a garantir a estabilidade no emprego. Quem foi demitido deve dizer a verdade, pois se houver a menor suspeita por parte do examinador, as chances de contratação serão nulas.
Flexibilidade
Os departamentos jurídicos corporativos procuram generalistas ou advogados que são capazes de detectar problemas e lidar com questões em uma ampla variedade de áreas. Além disso, há uma série de outras habilidades em que é preciso ser competitivo e bem-sucedido para obter uma posição num departamento jurídico. Primeiro, como advogado in-house, é preciso ter boa percepção para os negócios. A capacidade de compreender os objetivos de negócios e prestar consultoria jurídica aos não-advogados é crucial para o sucesso. É preciso trabalhar e dialogar com uma grande variedade de pessoas e ser capaz de fornecer conselhos práticos. Para ser um solucionador de problemas eficaz, o advogado não só deve estar familiarizado com o negócio, com a estrutura ou a indústria de sua empresa, mas também com sua cultura e suas normas de gestão de risco.