Inscrições para curso sobre a reforma eleitoral encerram amanhã

eleitoral

Ficam abertas até amanhã, 25 de novembro, as inscrições online para o curso A Reforma Eleitoral em debate, que ocorre no dia 27 de novembro, às 14h. O valor é R$ 50,00.

O curso será transmitido ao vivo via satélite, para sala de aula em Porto Alegre, na Escola Superior de Advocacia (Rua Washington Luiz, 1110, no 6° andar – Escola Superior de Advocacia), e nas subseções da OAB integrantes do Sistema Telepresencial. A duração é de 5 horas/aula e os participantes receberão certificado digital.

A coordenação do curso é da diretora-geral do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, Dalide Corrêa. O corpo docente é formado por Carlos Caputo Bastos (ex-ministro do TSE), Fernando Neves (ex-ministro do TSE), Luciana Lóssio (ministra do TSE), Néviton Guedes (desembargador do TRF da 1ª Região), Flávio Henrique Pereira (advogado), Henrique Neves (ministro do TSE), Fernando Neisser (professor e advogado), Gustavo Severo (advogado), Luis Carlos Gonçalves (procurador do MPF), Marcelo Ribeiro (ex-ministro do TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho (ministro do TSE), Karina Kufa (professora e advogada), Dias Toffoli (ministro do STF) e Sérgio Banhos.

Clique aqui para mais informações e inscrições.

Crédito da imagem: Fernando Bezerra Junior/EFE

Quer ser bem-sucedido? Evite estas cinco frases

Conforme uma matéria do portal Exame, pensamentos, ações e até mesmo a escolha das palavras podem significar a diferença entre se destacar profissionalmente e permanecer na média.

Segundo Steve Siebold, milionário que estudou mais de 1.200 ricos, pessoas realizadas profissionalmente têm uma visão diferente de determinadas situações, e consequentemente, não se abalam facilmente quando obstáculos aparecem. Conforme elas, estas pessoas têm algumas máximas, como não dizer algumas frases.

Veja as frases que os ricos aboliram – e que você deveria abolir também:

1. “Eu odeio meu trabalho”

Se você quer ser bem-sucedido, você precisa de paixão. Faça o que lhe dê prazer e se você está num trabalho em que não está feliz, busque outra coisa. A paixão deve ser uma causa, não um efeito.

2. “Eu não posso pagar isso”

Apesar de parecer inofensiva, esta frase é altamente perigosa, pois lhe dá limites. Segundo o especialista em finanças pessoais Robert Kiyosaki, ela mostra até onde você pode chegar e não dá uma solução para o problema.

Em vez disto, você deveria dizer: “Como posso comprar isso?”

3. “Eu nunca vou ser rico”

“Pare de dizer para si mesmo que você nunca vai conseguir algo e que isto está fora de seu controle”, alerta  Steve Siebold.

Pessoas realizadas na carreira têm objetivos e não se deixam levar por frases negativas como esta.

4. “Eu faço isso amanhã”

A procrastinação é uma das piores pegadinhas a que um profissional pode se sujeitar. Se você quer que algo aconteça, comece agora.

Se você quer dar uma guinada na carreira, fazer investimentos ou abrir seu próprio negócio, comece agora e use as ferramentas que você tem hoje.

5. “Dinheiro não importa”

É claro que ter não resolve tudo nem garante a felicidade plena. Mas, no mundo onde vivemos, o dinheiro ainda tem o poder de prover muitas coisas, como liberdade, oportunidades e possibilidades.

Para isso, é necessário ter uma boa relação com as finanças pessoais.

Clique aqui para ler a matéria original.

 

Exotics expõe sistemas em Feira Jurídica

Na última semana, nos dias 5 e 6 de novembro, a Exotics Informática participou do X Congresso e Feira de Gestão Jurídica, realizado no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre.

Com temas relacionados à gestão de escritórios e departamentos jurídicos, o Congrejur reuniu profisisonais de diferentes locais para a décima edição do encontro.

Os congressistas que passaram pelo espaço da Exotics puderam concorrer a 12 meses de acesso ao Memorial Web, sistema online para cálculos de atualização monetária, e a 12 meses de acesso ao Memorial Previdenciário Web, para cálculos de revisão de benefícios do INSS. O sorteio foi realizado na tarde de sexta-feira.

CongrejurSorteio

Dicas para evitar a estafa no trabalho

Também conhecida como fadiga, a estafa é um estado de esgotamento físico e mental causado pela sobrecarga de demanda sobre um indivíduo. Em outras palavras, um organismo nesse estado já não dá mais conta de realizar tarefas que antes conseguia executar normalmente.

Segundo Marcelo Dratcu, especialista em clínica médica e medicina preventiva ouvido pelo Portal Exame.com, autor da notícia, a estafa é um desgaste físico e comportamental que traz dores, desânimo e estresse.

Ainda de acordo com o especialista, se reduzir a quantidade de trabalho estiver fora de cogitação, o jeito é aprender a driblar a situação. Fazer exercícios e dormir bem, além de cultivar certos hábitos no próprio ambiente de trabalho, também pode ajudar.

Veja a seguir:

1. Respeite os horários de refeição durante o expediente
Pausar o trabalho intelectual e físico para se alimentar é bom não apenas para seu sistema digestivo, mas para a sua produtividade.

Também é importante ficar de olho na nutrição para evitar problemas de obesidade e hipertensão. O paladar muda quando estamos ansiosos e podemos não perceber a falta de qualidade ou o excesso da alimentação.

2. Mantenha bons relacionamentos no escritório
Conservar um bom relacionamento com chefes e colegas é fundamental para recuperar o prazer pelo que você faz. Ter uma boa relação com a equipe também traz conforto psicológico e ajuda a espantar as preocupações.

3. Procure estar alinhado com a cultura da empresa
Trabalho não é lazer: ele inclui atividades de que gostamos e de que não gostamos. Ainda assim, é preciso garantir que os valores do seu empregador não destoem demais dos seus.

4. Faça pausas e evite movimentos repetitivos
Além do almoço, é importante fazer pausas durante o expediente. Grande parte da estafa está associada à repetição de movimentos mecânicos e à ausência de interrupções.

5. Respire e mantenha uma boa postura
Muitas vezes nosso cansaço não vem apenas do esforço intelectual, mas também da nossa própria postura e da maneira como estamos respirando. Seu corpo também agradece se você mantiver a postura ereta e evitar ficar sempre na mesma posição.

6. Não pare de estudar e se mantenha atualizado
Uma das grandes causas da estafa é a tensão causada pelo medo de perder o emprego. Uma maneira de lidar com esse temor é seguir sempre aperfeiçoando suas competências, com especializações ou cursos de idioma.

Pesquisa analisa as razões para a rotatividade de advogados

Rotatividade-Convertido

Realizado pelo Gejur – Gestão Jurídica Empresarial e pelo FDJUR – Fórum de Departamentos Jurídicos, o levantamento buscou entender, conforme as entidades, os motivos da alta rotatividade de advogados em escritórios e departamentos jurídicos – um problema que precisa ser evitado para manter um ambiente de trabalho saudável.

Os resultados mostraram que as causas das solicitações de desligamentos dos advogados se mostrou praticamente as mesmas dos últimos anos (a mesma pesquisa foi realizada também em 2012-2013 e 2013-2014).

Confira, abaixo, a ordem entre as causas mais frequentes de pedido de desligamento no mercado jurídico corporativo, extraídas do site gejur.com.br:

Baixo salário e/ou benefícios: 62,96% (34 Respostas);

Falta de oportunidades/crescimento profissional: 62,96% (34 Respostas);

Problemas com o(s) chefe(s): 31,48% (17 Respostas);

Problemas na comunicação Interna: 20,37% (11 Respostas);

Falta de trabalhos desafiadores: 18,52% (10 Respostas);

Problemas com outro(s) funcionários: 12,96% (7 Respostas);

Ambiente de trabalho comprometedor: 12,96% (7 Respostas);

Outras Razões: 16,67% (9 Respostas).

 

Nos escritórios de advocacia

Por mais que a economia atual estimule muito menos a rotatividade do que acontecia há dois anos atrás, alguns escritórios não fixam com clareza seus valores e princípios para encontrar advogados alinhados com o ambiente de trabalho. Uma atenção especial na contratação pode fazer toda a diferença para garantir que os colaboradores não se desliguem prematuramente, mas a transparência e a proximidade dos líderes permite que os advogados sintam que são ouvidos e tenham uma sensação de pertencimento ao escritório, algo capaz de reter talentos.

Seguem algumas dicas enviadas pelos profissionais das bancas:

– Pesquise o clima organizacional ao menos uma vez por ano. Com esse cuidado será possível evitar problemas internos antes que eles cresçam e se tornem incontornáveis.

– Invista no plano de carreira ou ao menos crie oportunidades para trabalhar o conhecimento. A sensação de evolução deve ser percebida pelos advogados.

– Ouça e faça um controle das manifestações dos advogados. Mesmo que o assunto não vá muito adiante o profissional precisa saber que foi ouvido.

– Faça com que os advogados se sintam valorizados; avalie o que isso significa para cada um deles.

– Mantenha a proposta de trabalho combinada no início.

As maiores causas dos pedidos de desligamento percebidas pelos profissionais de escritórios de advocacia são:

Baixo salário e/ou benefícios: 68% (17 Respostas);

Falta de oportunidades/crescimento profissional: 68% (17 Respostas);

Problemas com o(s) chefe(s): 40% (10 Respostas);

Problemas na comunicação Interna: 28% (7 Respostas);

Problemas com outro(s) funcionários: 12% (3 Respostas);

Falta de trabalhos desafiadores: 12% (3 Respostas);

Ambiente de trabalho comprometedor: 12% (3 Respostas);

Outras Razões: 16% (4 Respostas).

 

Nos Departamentos Jurídicos

A solução para o problema da alta rotatividade, segundo os profissionais de departamentos jurídicos, passa por alguns pontos comuns: investimento na criação de planos de cargos e salários reais baseados na meritocracia e em melhores ambientes de trabalho. A oportunidade de participar de projetos importantes para a empresa e que permita uma evolução tanto individual como da companhia pode fazer muita diferença quando falta pró-atividade por parte dos profissionais.

Seguem algumas dicas enviadas por profissionais dos jurídicos corporativos para o Gejur e o FDJUR:

– Ambiente de trabalho ruim e falta de reconhecimento do profissional são as queixas mais comuns e as que mais costumam ser ignoradas pelos gestores.

– É necessário garantir ao menos duas de três variáveis: bom salário, perspectiva de crescimento e gostar de estar trabalhando ali.

– A criação de um plano de cargos e salários pode não ser o suficiente. É preciso transparência, diálogo e um acompanhamento sério do trabalho diário.

– Capacitação e retenção de talentos são investimentos aparentemente inócuos, mas seus frutos aparecem justamente nos momentos de crise.

– Avaliações e contratações feitas com uma atenção especial podem evitar uma série de problemas de rotatividade que acarretarão num menor esforço posterior.

As maiores causas dos pedidos de desligamento percebidas pelos departamentos jurídicos são:

Baixo salário e/ou benefícios: 58,62% (17 Respostas);

Falta de oportunidades/crescimento profissional: 58,62% (17 Respostas);

Problemas com o(s) chefe(s): 24,14% (7 Respostas);

Falta de trabalhos desafiadores: 24,14% (7 Respostas);

Ambiente de trabalho comprometedor: 13,79% (4 Respostas);

Problemas com outro(s) funcionários: 13,79% (4 Respostas);

Problemas na comunicação Interna: 13,79% (4 Respostas);

Outras Razões: 17,24% (5 Respostas).

Clique aqui e confira a matéria original.

Exotics estará na 10ª edição do Congrejur

X Congrejur

Na próxima semana, a Exotics Informática participa do Congresso e Feira de Gestão Jurídica, que chega à sua 10ª edição. O evento ocorre no Hotel Laghetto Viverone Moinhos nos dias 5, 6 e 7 de novembro.

Para marcar os 10 anos de atividades, o Congresso ganha um dia a mais de evento: serão dois dias de palestras e um dia de workshops. Serão abordados temas ligados à Tecnologia, Relacionamento, Marketing, Planos de Carreira, Mercado, Remuneração, entre outros assuntos que permeiam a gestão de escritórios e departamentos jurídicos.

Na quinta e na sexta-feira, dias 5 e 6, das 8h30min às 18h, consultoras de vendas da Exotics Informática participarão da Feira para apresentar aos congressistas os sistemas desenvolvidos pela empresa para qualificar a gestão e otimizar o trabalho do advogado. Esperamos sua visita em nosso espaço!

Participe do Seminário sobre o novo CPC na Faculdade Dom Bosco

A Exotics Informática convida a todos para o 1º Seminário de Direito Processual Civil: ciclo de palestras sobre o novo CPC, promovido pelo Centro Acadêmico de Direito Ministro José Nery da Silveira, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

A participação é aberta e gratuita. O encontro será realizado a partir das 19h do dia 1º de outubro, quinta-feira, no Auditório da Faculdade Dom Bosco (Rua Marechal José Inácio da Silva, nº 355, Bairro Passo d’Areia), e reunirá grandes especialistas no assunto.

Confira na imagem a programação completa.

palestra

10 elementos fundamentais para um plano de carreira eficiente

Via Administradores – O Portal da Administração

plano

Ter um plano de carreira é fundamental para quem quer desenvolver uma trajetória de sucesso. Criá-lo, porém, não é tarefa simples, uma vez que exige muita persistência, planejamento e dedicação.

Segundo Aggie White, educadora formada pela Ohio State University e ex-chefe do Office Systems Technology Department da Carolina Technical College, é preciso abordar o planejamento de uma maneira sistemática, porém flexível, incorporando ainda uma série de características eficazes para um desenvolvimento funcional, compreensível e realístico.

Confira abaixo 10 elementos fundamentais para um plano de carreira eficiente, segundo White, reunidos no livro ‘Planejamento de carreira e networking’:

1) Anote seu plano

É essencial que você tenha uma visualização clara de seus objetivos. Para isso, transforme os pensamentos em algo físico, palpável. A dica aqui é escrever o plano em um papel e verbalizá-lo, aumentando sua aceitação e seu compromisso com o mesmo.

2) Avalie

Após criar seu plano, fazer uma avaliação geral é a orientação dada pela autora. Analisar os pontos fortes, fracos, certos e errados permite uma correção futura e evita erros grotescos, muitas vezes causadores de tragédias nos negócios. “Estabeleça critérios para determinar o sucesso do seu plano. Avalie se atingiu os padrões que havia estipulado anteriormente”, orienta White.

3) Estabeleça prazos

Planejamento definido? Agora é hora de estabelecer os prazos. “Ao definir um esquema para realizar as tarefas ao longo do tempo, você estará estabelecendo prazos para si mesmo”, orienta White. Prazos, quando bem administrados, são extremamente motivadores.

4) Seja abrangente

Você até pode esquematizar seu plano, desde que ele inclua recursos como tempo, energia e dinheiro suficientes para realizar seu objetivo. Além disso, mantenha a mente aberta e analise o ambiente ao seu redor. Como andam os negócios? O mercado? O público? O plano pode ser alterado, desde que abranja a realidade presente no contexto inicial.

5) Crie uma sequência lógica

Segundo White, “uma sequência lógica evita que você tenha de refazer uma tarefa que, no caso, deveria ter sido completada antes”. Isso pode, por exemplo, evitar que você esteja desenvolvendo uma tarefa e perceba que ela não pode ser completada porque outra atividade ‘base’ não está pronta.

6) Identifique os obstáculos

Barreiras ensinam, mas também atrapalham. É necessário saber identificar e principalmente se sobressair diante dos muros. “É importante estar ciente de que eles existem e que saiba reconhecê-los quando surgirem”, diz White.

7) Crie soluções

Identificar os obstáculos e ficar parado não adianta. Desenvolver soluções é tão – ou mais – importante quanto identificar os problemas. “Saber com antecedência quais são as barreiras e os obstáculos lhe dará tempo e energia para planejar e determinar como evitá-los, eliminá-los ou tirar proveito deles”, afirma.

8) Identifique os recursos que podem ajudá-lo

Recursos não são só coisas “compráveis” ou mão de obra. Segundo a autora, “qualquer pessoa ou coisa que possa ajudá-lo a realizar seu plano são consideradas recursos”. No entanto, é preciso saber dosar o uso e saber o momento certo de utilizar cada qual.

9) Seja flexível

Mudanças de planos acontecem. É normal. Não significa necessariamente que houve um insucesso na missão. “Estar ciente do que está acontecendo no local de trabalho e das mudanças que estão afetando a sua carreira é extremamente importante para o seu plano profissional. Você não vai querer ser aquele funcionário que havia se comprometido a produzir a carroça puxada por cavalo quando a indústria está se direcionando para produzir o automóvel”, diz White.

10) Dedique-se

Planejar não é algo simples e não acontece do dia para a noite, em um piscar de olhos. Para isso, tenha consciência de que o processo inicial pode levar dias, semanas e até meses, mas continua a ser essencial. “Não é um evento que acontece de uma só vez, mas sim um processo contínuo”, diz White.

10 sinais valiosos de que chegou a hora de você usar um software jurídico em seu escritório ou departamento jurídico

Por Tiago Fachini, no Portal JusBrasil.

1. Quer ter mais tempo para atuar em atividades estratégicas?

Um bom software jurídico permite automatizar processos rotineiros do escritório como por exemplo: pagamento de fornecedores, controle de despesas e custas de processo, faturamento, recolhimento de impostos. Quando feitos manualmente, estes processos tomam tempo e estão sujeitos a erros operacionais.

E, pior ainda, com o aumento do volume de clientes e casos que você controla na área jurídica, você começa a perder o controle dos clientes para os quais trabalhou, os itens que já foram faturados e assim por diante! Com um software jurídico que automatize estes processos, os você passa a ter mais tempo para atuar em funções estratégicas e que podem trazer novas oportunidades para o negócio.

Essa automatização vai além das questões processuais; ela acontece também na gestão financeira do seu escritório, no relacionamento com os seus clientes e no planejamento e avaliação contínua da gestão. Está aí um bom motivo para investir em um software de gestão jurídica!

2. Calcular o valor de uma causa ou processo é trabalhoso e está sujeito a erros?

Em meio a tantas atribuições, todos estamos sujeitos a cometer erros. E um dos erros mais comum é a falha no cálculo do valor de uma causa ou processo. Imagine quão desagradável seria, seu cliente se deparar com um valor incorreto da causa, especialmente quando confiança é a base fundamental do negócio!

Este cálculo é impactado por correções financeiras baseados em índices de mercado. Ter a possibilidade do software fazer a atualização destes índices de forma automática é muito mais seguro porque minimiza possíveis erros na digitação manual destes valores. Afinal, são mais de 20 índices econômicos e judiciais como: IGP, IGPM, INPC, IPC, IPCA, Selic, TJ, TR-Bacen e muitos outros.

Significa independência de terceiros para obtenção destes índices e garantia de provisionamento correto de contencioso para sua contabilidade ou cliente. E pense na economia de tempo ao deixar de fazer essa atualização manualmente: você reaproveita cálculos e ganha no mínimo 50% de produtividade!

Todos os índices são calculados com sua base histórica, ou seja, é possível calcular valores de causas ou processos iniciados em anos anteriores e fazer a correção com base nos valores históricos dos índices desejados – por exemplo, IGPM de 3 anos atrás. Sabe o que isso significa? Mais produtividade e assertividade nos cálculos de valores das causas ou processos!

3. Você já pensou em gerenciar eletronicamente seus documentos?

Petições, procurações, laudos, pareceres técnicos, documentos societários, e outros papéis envolvidos em processos judiciais: pilhas de pastas e papéis.

Um escritório de advocacia é o local ideal para encontrar uma boa quantidade de documentos em diversas versões. E, sendo você um advogado cauteloso e que zela pelas informações dos seus clientes, é bem possível que você tenha cópias de todos os documentos em um endereço físico.

Se você tem o desejo de eliminar esta pilha de pastas e papéis, já tem o segundo motivo para ter um software jurídico para gestão. Através de um software jurídico você faz a gestão eletrônica de documentos (GED), através da digitalização dos mesmos. E ganha em segurança da informação, cópias eletrônicas, versionamento, e controle de acesso aos documentos.

Outro ganho que você terá com este sistema é a busca dos documentos pelo nome do cliente, ou por processo. Em um clique, você visualiza todos os processos do cliente, e todos os documentos do processo. Não é motivo suficiente para investir em um sistema de gestão jurídico? Então, vamos ao próximo.

4. Sua análise gerencial e o acompanhamento do planejamento está em dia?

Possuir todas as informações centralizadas e em tempo real, permite obter os indicadores de acompanhamento de gestão de forma mais rápida, com exatidão e qualidade.

E como ter estas informações centralizadas? A resposta, de novo, é: através de um bom software jurídico. Com este sistema de gestão jurídica você poderá gerar as informações que precisar através de planilhas dinâmicas e relatórios sobre sua massa processual.

Com a quantificação e valoração de todos os dados envolvidos no atendimento dos processos incluídos no sistema, a informação qualificada estará disponível para atomada de decisões estratégias.

Outro benefício que você vai perceber claramente é poder fazer uma avaliação daperformance corporativa e minimização dos riscos do negócio. E para finalizar, poderá compartilhar estas informações ao conhecimento corporativo, o que facilita o repasse do acompanhamento do planejamento e fortalece o alinhamento do conhecimento do cenário atual e futuro dos negócios.

5. Acompanhar as contingências por cliente é fundamental para tomar decisões e ajustar as velas do seu escritório ou departamento jurídico.

Conforme falamos no item #4, através do software jurídico você pode ter todas as informações da massa processual centralizadas. A partir de relatórios para acompanhamento de contingências por clientes e indicadores em cima destas informações, você consegue entender a situação atual do negócio e da sua área jurídica de forma rápida, sem perder tempo.

E ao mesmo tempo, pode tomar as decisões necessárias para ajustar as velas e o rumo do barco. Além disso, possuir todas as informações em um mesmo local padroniza o trabalho de todo o time e permite um controle muito mais amplo do andamento geral do escritório. Velocidade e assertividade no momento da tomada de decisão significa mais profissionalismo na gestão do seu escritório e no acompanhamento das contingências. Motivo bem forte para você investir agora em um software de gestão, não é mesmo?

6. E sobre acompanhar o histórico dos processos do setor jurídico, coo você tem realizado esta atividade?

Vimos nos itens anteriores, a importância de ter o controle e o acesso às informações atuais para tomadas de decisões para o futuro. Especialmente no mundo dos advogados, além das informações atuais, possuir o histórico detalhado das atividades e documentos utilizados em cada processo, é fundamental.

Sabemos que na área do Direito existe sim a possibilidade de daqui a 10 anos ser necessário resgatar um documento que está em um processo neste momento. E não é só isso.

O histórico além de permitir uma eventual consulta futura por motivo de novidades processuais, permite também compartilhar internamente as experiências anteriores, e leva à construção do conhecimento por meio de experiências e avaliações já vividas. Por exemplo, quando um novo advogado entrar para o time e precisar entender melhor como os processos são conduzidos, poderá ter acesso fácil através do software jurídico do escritório. Vamos mais adiante, e veja mais motivos para você investir agora em um software de gestão jurídico.

7. E quanto a dimensionar e aumentar a rentabilidade das equipes?

Até aqui, todos estes pontos significam para o seu negócio aumento da rentabilidade, pois geram produtividade, assertividade, evitam retrabalhos. Agora imagine se você tiver como disponibilizar ao seu time uma ferramenta paraapontamento de horas e custos por atividade, por cliente, por processo. Fazer uso da timesheet em sistemas de gestão jurídico é fundamental para calcular o rentável das equipes.

E para somar a estes pontos, o que sugerimos aqui é que você utilize essas informações para realizar uma análise e chegue em avaliações como: quais são as causas e processos mais lucrativos para atuar e quais são os clientes mais rentáveis. Com estas avaliações feitas, é possível direcionar os esforços para o que realmente traz maior retorno. Sem um sistema de gestão jurídica, dificilmente você chegaria nesta informação!

8. Você está sempre de olho na sua agenda e nos prazos dos processos e recebimentos de publicações?

Possuir a agenda de compromissos dos processos junto com a sua agenda pessoal em um só lugar e integrada automaticamente com o Microsoft Outlook lhe parece interessante?

Existem softwares que permitem essa integração da agenda para facilitar o dia a dia dos advogados. E através deles você poderá consultar a a sua agenda e a de todos os colaboradores. Assim é possível agendar compromissos para os envolvidos no time de acordo com as disponibilidades de agenda.

Você poderá também fazer um amplo controle dos prazos processuais do escritório e ser avisado nas datas e eventos mais importantes. Por falta de aviso você não deixará de comparecer a alguma audiência ou atualizar um processo com base em uma publicação que você aguardava há tanto tempo! Você advogado e todos os colaboradores da área jurídica se beneficiarão com organização da agenda e controle dos recebimentos das publicações.

9. Como você gostaria de gerenciar o relacionamento com seus clientes e escritórios parceiros?

Nem só do direito vive o advogado. Cultivar bons relacionamentos é vital. Relacionamento nunca foi tão importante, e é um dos grandes diferenciais que você pode ter em relação aos seus concorrentes. Cultivar um bom relacionamento com clientes e escritórios parceiros, é sempre mais uma “carta na manga”.

O bom atendimento e a personalização fazem toda a diferença para a sustentação e crescimento do seu negócio. Você já parou para pensar no número de vezes que você lembrou de uma determinada empresa quando pretendia comprar algo, ou indicou essa empresa porque o relacionamento entre vocês foi bacana?

Mais uma vez a tecnologia pode ajudá-lo e fazer seu relacionamento com clientes e escritórios parceiros ser mais próximo e mais pessoal. Se você possui todas as informações dos seus clientes, centralizadas, e com fácil acesso, você pode ter por exemplo, o registro da data de aniversário deles. Quem não gosta de ser lembrado no dia do aniversário? Felicitar seu cliente ou seu advogado parceiro pela passagem do seu aniversário certamente vai fortalecer o relacionamento de vocês.

Registrar informações importantes em seu software jurídico permite que você conheça o cliente com mais profundidade e passe mais confiança nos contatos referentes aos processos e causas que você atende, parando de esquecer ou desconsiderar informações relevantes.

Vivemos em uma época em que atendimento personalizado, em pequenos detalhes, é valorizado e é fator decisivo na hora de escolher nossos fornecedores e parceiros. Escolha um software que permita você gerenciar os relacionamentos com seus clientes e escritórios parceiros, e você colherá resultados através de indicações de serviços feitas pelo seu próprio cliente ou parceiro.

10. Realizar a gestão financeira e a integração com a área contábil é uma atividade que saiu do seu controle?

Se você quer ser um aliado da área financeira e contábil da sua empresa, experimente fazer provisões precisas para facilitar a gestão financeira e evitar surpresas na hora de analisar os demonstrativos de resultados.

Garantir um fluxo seguro das informações de contencioso, depósitos judiciais e garantias e custos do departamento jurídico associados aos processos e causas, permite que a área contábil e financeira executem com precisão o planejamento financeiro.

Através de um bom software jurídico implementado em seu escritório ou no seu departamento jurídico, esta integração de informações será feita de forma automática. Os valores são todos carregados na contabilidade cumprindo os prazos de fechamento de mês.