Estudo aponta que uma em cada cinco ações no Supremo Tribunal Federal tem origem no Rio Grande do Sul

Na edição de quarta-feira, 21 de agosto, o jornal Zero Hora publicou uma matéria baseada em dados divulgados pelo Supremo em Números e pela FGV Direito Rio. O texto é assinado pelo jornalista Guilherme Mazui e está transcrito abaixo:

A tradição gaúcha de resolver os litígios na Justiça vai à última instância, aponta o 2º Relatório Supremo em Números, que será apresentado nesta quarta-feira em Brasília.

Segundo a pesquisa, em 2012, um em cada cinco processos que chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) começaram o trâmite pelo Judiciário no Rio Grande do Sul.

Realizado pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV), o estudo desvenda números, assuntos e origem dos processos que abarrotam os gabinetes dos ministros.

Entre 2006 e 2012, a fatia no Supremo das disputas judiciais gaúchas aumentou 20%. Nos últimos anos, só São Paulo demandou mais a Corte do que o Rio Grande do Sul. Já entre 2010 e 2012, o Estado apresenta a segunda maior taxa de processos por população, atrás apenas do Distrito Federal.

— Os números refletem a cultura gaúcha de resolver disputas na Justiça. Também há influência da eficiência dos tribunais do Estado, que conseguem julgar e dar andamento aos processos — avalia Ivar Alberto Hartmann, professor da FGV e coordenador do estudo.

A procura pelo Judiciário também é observada nas instâncias inferiores, segundo o desembargador Túlio de Oliveira Martins, do Tribunal de Justiça do RS. Em média, a Corte regional julga mais de 1 milhão de processos por ano.

O relatório também aponta como as demandas regionais influenciam a rotina do Supremo. No caso do Estado, mais da metade dos processos enviados à Corte no ano passado tratam de Direito Previdenciário (55,2%).

Professora da PUCRS, Sonilde Kugel Lazzarin credita o alto número de ações previdenciárias à consciência que os gaúchos têm dos benefícios assistenciais e aos problemas de estrutura para realizar perícias.

— Como as decisões administrativas da previdência costumam demorar, é normal o cidadão se antecipar e fazer o pedido na Justiça. A demora só aumenta a busca pelo Judiciário.

Números do levantamento

Processos que chegaram ao tribunal

2012

— Brasil: 72.120

— RS: 14.311 (19,8%)

2010-2012

— Brasil: 197.243

— RS: 35.895 (18,2%)

Principais temas de ações judiciais do RS no STF em 2012 

— Direito Previdenciário: 55,2%

— Servidor Público: 20,6%

— Direito Tributário: 16,2% 

10 dicas para sua empresa sobreviver aos primeiros dois anos de vida

Planejar

Planejar antes de começar, inovar sempre e cuidar do ecossistema interno são alguns dos principais cuidados

O Sebrae divulgou em julho um censo sobre a mortalidade das empresas brasileiras. A principal conclusão foi que, de cada 100 empresas abertas, 76 conseguiram se manter em funcionamento depois dos primeiros dois anos de vida.

Os dados foram levantados entre 2007 e 2009. Esse resultado representou um crescimento de dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, que havia sido realizada entre 2006 e 2008. Segundo Luiz Barretto, presidente do Sebrae, depois desse período inicial, as chances de um negócio manter o seu desenvolvimento são maiores.

Apesar de o Brasil ter um índice maior do que os de países como Canadá (74%), Áustria (71%) e Espanha (69%), as micro e as pequenas empresas brasileiras precisam tomar cuidados para passar por essa primeira etapa. Barretto listou dez dicas para sobreviver aos dois primeiros anos de existência:

10 dicas

1. Comece preparado
Antes de iniciar um empreendimento, entenda o mercado em que você vai entrar. Para Barretto, ajuda muito se você tiver afinidade com a área. Pesquise e veja se há alguma oportunidade ou carência a ser suprida, como você vai se diferenciar dos concorrentes e, depois, estude a viabilidade. O plano de negócios e a ajuda de especialistas em gestão de negócios ainda são ferramentas essenciais para qualquer empreendedor, independentemente de sua experiência.

2. Respeite sua capacidade financeira
Segundo Barretto, a empresa precisa planejar o seu crescimento de acordo com a realidade de suas finanças. Não adianta dar um salto grande e se afundar em dívidas. É preciso estudar os indicadores de faturamento e de crescimento de sua empresa para saber quando dar o próximo passo. “Você agora é o empresário, e não o empregado. Precisa pensar em médio prazo”, diz. Nesse plano e cronograma, é necessário avaliar os investimentos na própria empresa e a necessidade de manter um capital de giro.

3. Seja fiel aos seus valores 
Não importa o que aconteça durante esses dois anos, sempre tenha em mente os valores que você idealizou para o seu negócio lá no começo. Isso irá fortalecer sua empresa em momentos difíceis e também ajudará a manter sua identidade íntegra e coesa.

4. Fique de olho na concorrência
No momento de seu planejamento, você levará em conta a presença e a natureza dos seus principais concorrentes. Essa análise deverá continuar em todo o desenvolvimento do negócio para que você não perca mercado e feche as portas.

5. Prospecte novos fornecedores
Fique de olho nas empresas que fornecem matéria-prima ou serviços para o seu negócio. Preços variam bastante e podem fazer uma grande diferença na hora de contabilizar os gastos. Pesquisas recorrentes ajudam a economizar – sem perder a qualidade, claro.

6. Faça marketing de qualidade
Estude qual a melhor estratégia de marketing para o seu negócio e não se apoie apenas em uma. Sua empresa não vai crescer apenas com o boca a boca. Não descarte nada e avalie os benefícios dos tradicionais panfletos até a pluralidade das mídias sociais.

7. Inove constantemente
Inovar não significa apenas investir em tecnologia, afinal muitos negócios não são tecnológicos. Mas repensar processos, estudar novas formas de economizar, de utilizar energia e alternativas sustentáveis, tudo isso é uma forma de inovação. Não deixe de procurar também subsídios para custear projetos mais audaciosos em termos tecnológicos.

8. Invista em sua capacitação
Atualmente, a capacitação e a educação empresarial precisam ser constantes, e o empreendedor não pode ficar acomodado. Se o orçamento está apertado, procure cursos, palestras e eventos gratuitos para renovar seus conhecimentos.

9. Entenda e valorize seu consumidor
Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais exigente, principalmente agora que tem à disposição o poder da internet. Leve em consideração as necessidades dele e o que ele tem a dizer sobre sua empresa. “Os departamentos de atendimento ao cliente nunca foram tão importantes para o desenvolvimento seguro de um negócio”, diz Barretto.

10. Cuide do ecossistema interno
Para Barretto, o clima externo sempre trará grandes riscos para o empreendedorismo, mas eles serão enfrentados de forma mais eficaz se o empreendedor ficar de olho na saúde do seu ecossistema interno. Isso inclui primar pela qualidade de vida da equipe e pelo aprimoramento constante dos seus membros, sempre cuidar das finanças da empresa separadamente das pessoais e seguir todas as dicas anteriores.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

4 lições de carreira de Friends

O Portal Universia Brasil publicou um artigo com o título deste post, no qual relaciona exemplos interessantes deixados por um dos seriados de maior sucesso. Como Friends é quase uma unanimidade – e grande parte da equipe da Exotics Informática pertence ao clube de fãs -, compartilhamos o texto por aqui. Esperamos que você goste!

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Você sabia que o seriado Friends pode ensinar você a cuidar da sua carreira? Mesmo 9 anos após o seu fim, esse continua sendo um dos shows favoritos de todas as gerações. Confira 4 lições de carreira de Friends.

ChandlerJoeyMonicaPhoebeRachel e Ross. Esses 6 nomes marcaram a história de pessoas de todas as idades, que se animam com a possibilidade de um filme que reune os personagens. A série Friends, que conta a trama desses amigos que vivem em Nova York foi o motivo de muitas risadas, surpresas e lições que serão levadas para a vida de quem também se apaixonou pelos personagens. Mas você sabia que a série também pode ensinar a você como lidar com a sua carreira?

Confira 4 lições de carreira de Friends:

1. Você nunca está velho demais para mudar de carreira
Depois de trabalhar por muito tempo em um emprego que ele não gostava, Chandler decide mudar de carreira para encontrar algo pelo qual ele se apaixone. Então, ele consegue um estágio em uma empresa de publicidade e trabalha com um grupo de pessoas muito mais jovens que ele por uma vaga efetiva na empresa. No final de tudo, a sua idade é a ideia que Chandler usa para criar um slogan genial para um tênis destinado ao público jovem. Você nunca está velho demais para mudar de carreira, então se você quer correr atrás de algo que o faça feliz, use a sua maturidade e experiência para ser bem-sucedido.

2. Siga os seus sonhos
Joey passa as primeiras temporadas da série sofrendo rejeições na sua carreira como ator. Ele sempre ouviu que não tinha o necessário para ser bem-sucedido no ramo. Mesmo assim, ele nunca desistiu de seguir o seu sonho e conseguiu o papel que mudou a sua vida: o papel principal no seriado Days of Our Lives. Por isso, não deixe o que outras pessoas falam interferir no seu caminho. Batalhe para conquistar os seus objetivos.

3. Não deixe a sua carreira tomar todo o seu tempo
Phoebe é um grande exemplo de como não deixar a carreira tomar todo o seu tempo. Como ela não se preocupava em tornar-se milionária e trabalhar 10 horas por dia, ela tinha bastante tempo para conversar com os amigos, cantar sobre gatos fedidos e dar à luz aos trigêmeos do seu irmão. Claro que você deve se preocupar em ser um profissional bem-sucedido, mas lembre-se de que você também deve ter tempo para fazer as coisas que você gosta.

4. Tenha objetivos
Monica sempre teve os seus objetivos. Apaixonada por culinária, ela nunca se contentou em ser uma cozinheira e, com muito esforço, tornou-se chef de um grande restaurante. Por isso, saiba aonde você quer chegar com a sua carreira e esforce-se para conquistar esses objetivos. Lembre-se de que o seu sucesso depende muito de você mesmo.

Exotics promove sorteio de software durante o VIII Congrejur

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Realizado na última sexta-feira, 2 de agosto, o VIII Congresso e Feira de Gestão Jurídica reuniu cerca de 200 advogados no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Entre as atrações, a Exotics Informática sorteou uma licença de uso do Memorial, sistema de cálculos recomendado pela Justiça.

Como já é tradição, a empresa levou seus sistemas até a Feira, onde apresentou soluções inteligentes para gerenciamento de processos, cálculos de correção monetária e revisão de benefícios do INSS.

Mas, a iniciativa que mais movimentou o estande, foi o sorteio de uma licença de uso do Memorial ou de um login para 12 meses de acesso ao Memorial Previdenciário Web – ao se inscrever, o participante escolhia o prêmio de sua preferência.

Na página da empresa no Facebook, você confere mais fotos do evento.

Nosso parabéns à equipe da GW Eventos pela organização da Feira e agradecimento por mais essa parceria.

Exotics lança canal no YouTube

Para auxiliar os clientes na utilização de seus principais sistemas, a Exotics Informática conta agora com um canal no YouTube, rede mundial de compartilhamento de vídeos.

Até o momento, estão disponíveis três vídeos demonstrativos que funcionam como um passo-a-passo para a utilização de algumas ferramentas disponíveis nos programas e dois vídeos de apresentação. Em breve, o canal será abastecido com novos materiais.

Acesse a página, assistia aos vídeos e veja como são simples e eficientes as soluções oferecidas pelos sistemas – e confira também o talento cinematográfico da nossa equipe!

Compartilhe conosco sua opinião. Conte quais são os recursos ou modelos de cálculos que gostaria de ver em um vídeo demonstrativo. Aguardamos sua colaboração!

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Novidade no Advoc 6: captura de processos do TRT-9

Está em fase final de testes a implementação do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, do Paraná, no Advoc 6 – sistema para controle e gerenciamento de processos jurídicos.

Advoc Tribunais, produto que habilita o programa a criar e manter atualizadas suas fichas processuais, captura informações dos sites dos tribunais e as insere automaticamente, eliminando a necessidade de pesquisa e digitação de números ou dados de processos.

A solicitação para que o TRT-9 fosse contemplado pelo Advoc partiu de clientes do Paraná, atendidos pela filial da Exotics no Estado.

Tribunais

Marketing pessoal: como você se vende?*

mkt pessoal

Marketing pessoal deve ser a preocupação de todos os profissionais, novatos ou experientes. Não há um momento sequer em que devemos “baixar a guarda” com relação a isso.

Vender bem a imagem pode começar com “A primeira impressão é a que fica”, como diz o ditado popular, que deve estar sempre em sua mente e que pode ajudar em muitas situações.

Imagine, por exemplo, que você esteja buscando uma vaga no mercado de trabalho. É importante saber apresentar-se bem para as pessoas de seu círculo de relacionamento, sempre cuidando do seu modo de vestir, de conversar, de se comportar, de exteriorizar suas qualificações e qualidades. As pessoas notarão o seu estilo pessoal e postura e baseados na aparência irão recomendar (ou não) você, dando aquele “empurrãozinho”.

Vamos imaginar outra situação, que você esteja buscando uma promoção ou um aumento de salário dentro da sua empresa. Será que você está conseguindo transmitir aos seus superiores uma imagem positiva sobre você, suas qualidades profissionais, seus trabalhos?

Se você não consegue atingir suas metas ao invés de ficar reclamando da sorte, procure mostrar suas qualidades. Muitas vezes nós temos tantas qualidades e realizações para mostrar no dia a dia, mas, devido à timidez ou à modéstia, ou ao conformismo, ficamos esperando que alguém um dia vái reconhecer essas qualidades e assim podermos colher os resultados de nosso trabalho.

Você já deve ter conhecido colegas de trabalho que fazem uma propaganda enorme de um trabalho que fizeram e que nem pode ser considerado tão brilhante mas que “rendeu” elogios e fama para eles, não é mesmo? Será que você não precisa mostrar mais do seu trabalho para as demais pessoas, especialmente para aquelas que podem decidir quanto a uma promoção ou ao aumento salarial que você está buscando?

Lembre-se do marketing da galinha e da avestruz. Quando a avestruz, com todo o seu tamanho bota um ovo, bem maior do o que da galinha, ela costuma enfiar a cabeça num buraco, sem fazer qualquer alarde. Já a galinha, bota um ovo bem menor do que o da avestruz, (se bem que bota mais ovos) mas sai “cocoricando” anunciando no maior estardalhaço, que acabou de botar os ovos.

Procure avaliar as suas posturas nas diversas situações da sua vida e elimine aquilo que está sendo um obstáculo para que você atinja as suas metas profissionais.

* Artigo extraído do portal Dicas Profissionais e escrito por Nelson Fukuyama, que é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional.

5 dicas para escolher o nome da sua empesa

Planeja abrir seu próprio negócio? Confira sugestões do David Portes, empresário e colunista do portal Mundo do Marketing, sobre a escolha de nomes para novas empresas. Ele orienta que a marca carregue mais do que um nome, mas uma personalidade, de acordo com as práticas do negócio:

ideias empresas

1. Sonoridade e compreensão

Sabe aquela ideia maravilhosa de nome que você já tem? Já parou para pensar se quando você falar, pelo telefone ou pessoalmente, alguém pode não entender, ou pior: entender algo negativo? Submeta a sua ideia a essas análises.

2. Pense na primeira impressão

Certifique-se de que o nome criará a primeira impressão correta, listando prós e contras de cada opção, para garantir que estará de acordo com os valores e práticas da marca.

3. Sem medo de ser direto

Um nome que faz referência direta ao tipo de negócio, produto ou serviço não é brega! Às vezes, em casos de mercados novos ou produtos muito específicos, a objetividade pode ser a chave do sucesso.

4. Você está nomeando uma marca e não um negócio

Tente focar no que você pratica e nos objetivos futuros. Nada pior do que precisar mudar tudo no meio do caminho, então esteja certo desde já do futuro que deseja para o seu negócio.

5. Menos local e mais produto

Os negócios vêm se tornando cada vez menos locais, principalmente pelo crescimento da relevância da internet. Então não deixe no seu nome uma delimitação quanto à área de atendimento, pois o seu negócio pode expandir rapidamente.

Via blog Dicas do David.

Visite a Exotics no VIII Congrejur

Na primeira sexta-feira de agosto, dia 2, a Exotics Informática participa do VIII Congresso e Feira de Gestão Jurídica, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. As atividades ocorrem das 8h30min às 18h.

Durante todo o dia, consultoras de vendas estarão no estande da Exotics Informática para apresentar os sistemas desenvolvidos pela empresa para gerir e qualificar o seu negócio. Conheça as ferramentas que há 20 anos aumentam a produtividade de advogados e magistrados em diversas regiões do País.

O Congrejur é o mais importante evento voltado à gestão de escritórios jurídicos no Estado. O Congresso reúne especialistas que apresentam as tendências de mercado e estratégias de administração para o setor.

A programação inclui planejamento com foco em vendas, formulação de preços na advocacia, fluxos administrativos e operacionais, gestão de pessoas e plano de carreira, além de análise e planejamento financeiro.

Aguardamos sua visita!  

Clique aqui para mais informações sobre o Congresso.

Abaixo, veja fotos da participação da Exotics nos eventos de 2011 e 2012. Nossa presença já é tradição!

Congrejur; sistemas jurídicos; softwares para advogados

Leandro e Fabiane na preparação do estande, em 2011

Congrejur; Exotics Informática; softwares jurídicos; softwares para advogados

Os banners de divulgação dos sistemas da empresa, também em 2011

Estande já montado e equipe pronta para receber os visitantes do Congrejur 2012

Estande já montado e equipe pronta para receber os visitantes do Congrejur 2012

congrejur; exotics Informática; software jurídico; controle de processos; programa de cálculos; software para advogados

Consultoras de vendas da Exotics demonstram os sistemas a clientes. Espaço lotado!