Dicas para evitar a estafa no trabalho

Também conhecida como fadiga, a estafa é um estado de esgotamento físico e mental causado pela sobrecarga de demanda sobre um indivíduo. Em outras palavras, um organismo nesse estado já não dá mais conta de realizar tarefas que antes conseguia executar normalmente.

Segundo Marcelo Dratcu, especialista em clínica médica e medicina preventiva ouvido pelo Portal Exame.com, autor da notícia, a estafa é um desgaste físico e comportamental que traz dores, desânimo e estresse.

Ainda de acordo com o especialista, se reduzir a quantidade de trabalho estiver fora de cogitação, o jeito é aprender a driblar a situação. Fazer exercícios e dormir bem, além de cultivar certos hábitos no próprio ambiente de trabalho, também pode ajudar.

Veja a seguir:

1. Respeite os horários de refeição durante o expediente
Pausar o trabalho intelectual e físico para se alimentar é bom não apenas para seu sistema digestivo, mas para a sua produtividade.

Também é importante ficar de olho na nutrição para evitar problemas de obesidade e hipertensão. O paladar muda quando estamos ansiosos e podemos não perceber a falta de qualidade ou o excesso da alimentação.

2. Mantenha bons relacionamentos no escritório
Conservar um bom relacionamento com chefes e colegas é fundamental para recuperar o prazer pelo que você faz. Ter uma boa relação com a equipe também traz conforto psicológico e ajuda a espantar as preocupações.

3. Procure estar alinhado com a cultura da empresa
Trabalho não é lazer: ele inclui atividades de que gostamos e de que não gostamos. Ainda assim, é preciso garantir que os valores do seu empregador não destoem demais dos seus.

4. Faça pausas e evite movimentos repetitivos
Além do almoço, é importante fazer pausas durante o expediente. Grande parte da estafa está associada à repetição de movimentos mecânicos e à ausência de interrupções.

5. Respire e mantenha uma boa postura
Muitas vezes nosso cansaço não vem apenas do esforço intelectual, mas também da nossa própria postura e da maneira como estamos respirando. Seu corpo também agradece se você mantiver a postura ereta e evitar ficar sempre na mesma posição.

6. Não pare de estudar e se mantenha atualizado
Uma das grandes causas da estafa é a tensão causada pelo medo de perder o emprego. Uma maneira de lidar com esse temor é seguir sempre aperfeiçoando suas competências, com especializações ou cursos de idioma.