Exotics participa do Ecom 2013, em Porto Alegre

Captura de tela 2013-09-27 às 15.56.54

Realizado ao longo do segundo semestre deste ano nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além de Florianópolis e Belém, o Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web tem o objetivo de trazer informações e experiências sobre as melhores práticas para empreendedores em comércio eletrônico.

Sempre atenta aos movimentos do mercado e aos avanços da tecnologia, a Exotics Informática acompanhou as discussões. Abaixo, uma pincelada do que foi dito no encontro.

De acordo com o consultor de Marketing Estratégico Marcelo Castro, que apresentou o painel Antes de inovar é preciso atualizar seus conceitos, os eventos esportivos mundiais que o Brasil vai receber irão antecipar uma onda de inovação tecnológica e cultural dos negócios no país.

Ele destaca a oferta de cardápios eletrônicos em bares e restaurantes – em substituição ao modelo tradicional, que limita o idioma e a descrição dos pratos -, pagamentos via celular, a evolução do E-Commerce para as compras realizadas por dispositivos móveis e vídeos, assim como o desenvolvimento de aplicativos para que os turistas localizem amigos nos estádios da Copa e das Olimpíadas.

Segundo dados apresentados durante o evento, a estimativa de faturamento em comércio eletrônico para este ano no Brasil é de R$ 28 bilhões. Para o próximo ano, a expectativa é que estrangeiros gastem R$ 1,5 bilhão em sites brasileiros.

Da mesma forma que as vendas online cresceram, aumentaram as oportunidades para pequenas empresas. Dados de 2007 apontavam que três grandes grupos concentravam 57% do que era comercializado pela internet. Em 2011, o número caiu para 25%.

Os especialistas recomendam a presença de todas as empresas na web. Negócios cujos produtos ou serviços possam interessar também a consumidores estrangeiros, devem preocupar-se em disponibilizar seus sites em outros idiomas. Por fim, indicam investimentos em design.

Aos empreendedores que planejam novos negócios, sugerem a segmentação: descubra o seu nicho e foque apenas nele. A segmentação já é uma realidade e deve aumentar ainda mais.

Gostaram das dicas? Bom trabalho a todos!