Começando pelo Início

Em 1994 o Brasil mudou, e muito.

Passamos do Cruzeiro para o Real, do Tri para o Tetra campeonato mundial, perdemos o Ayrton Senna e começamos a acessar a Internet, entre tantas outras mudanças.

Nesse cenário em ebulição, três guris recém formados, eu, o Guilherme e o Alberto, começaram a Exotics Informática, numa sala emprestada, dentro do escritório de advocacia do Dr. Almerindo Prusch – casualmente, meu pai – no Centro de Porto Alegre. Era perto de tudo, e ótimo para sair a bater de porta em porta dos escritórios, oferecendo nosso primeiro programa, o Advoc 1.0, que era apenas um cadastro de processos que eu tinha feito pro meu pai.

Saímos em busca de clientes, e, sem nos darmos conta, ao invés de clientes, conquistamos amigos. As pessoas que nos atendiam percebiam que os guris, apesar de meio atrapalhados tinham, além de um bom programa, boas intenções, e isso nos abriu muitas portas. Sinto saudades das visitas aos clientes, de mostrar o programa, anotar idéias e voltar correndo pro escritório para fazer alterações no código. Sugestões dadas pelo Angelo Diehl, pelo Hélio Sant’Anna, pelo João Alfredo Mello Neto (in memoriam), pelo Adalberto Preis, e muitos outros, que ajudaram a definir o formato da ferramenta que iria se tornar essencial para todo advogado nos anos seguintes.

Tela do Advoc em 1994

Ainda naquele ano, fizemos um outro programa, o Memorial, para cálculos de liquidação de sentença, e na frente do Foro Central, de terno e gravata, distribuímos panfletos. Vendeu que nem laranja na feira, e nosso trabalho aumentou. Não dava mais pra fazer tudo sozinho, contratamos uma estagiária, e já não cabíamos mais os quatro na sala ao mesmo tempo, então tivemos de nos mudar, pra Quintino Bandeira, onde ainda estamos.

Com o passar do tempo, fizemos outros programas, sempre na área jurídica, e lançamos novas versões do Advoc e do Memorial, acompanhando a evolução dos computadores desde o Windows 3.11, até o atual Windows 7, e também da própria internet, que era lenta e rudimentar e agora continua lenta mas ao menos é mais bonita, e nos permite acompanhar o andamento dos processos.

Também com o passar do tempo nossa lista de clientes aumentou, tivemos que contratar mais gente para nos ajudar, fomos paulatinamente alugando mais salas no prédio, e passamos a usar várias ferramentas para controle interno, atendimento a clientes, solução de bugs, e várias outras.

Eu vejo esse crescimento como um sintoma do bom trabalho, e não como um objetivo alcançado. Crescimento é bom, mas traz o risco da burocracia e da perda de foco nas intenções originais, o que infelizmente ocorre em quase todas as grandes empresas do país. Nosso objetivo é outro, e bem claro: continuar trabalhando, vendendo nossos programas e tendo orgulho deles. O orgulho que sentimos por cada programa é como aquele que o pai sente pelo filho que sai ao mundo. Cada elogio recebido de um cliente é música para nossos ouvidos, assim como uma sentença favorável o é para um advogado dedicado a sua causa.

O Memorial em 1995

De 1994 para cá, muita coisa mudou, mas na sua essência a Exotics continua a mesma, com profissionais programando para advogados, ajudando os advogados a utilizar a informática, ouvindo suas sugestões e aprimorando os programas. Mas agora, e já há algum tempo, entendemos que além do cliente, precisamos do amigo, que é quem vai continuar nos conduzindo pelo caminho do sucesso.

Este blog que você está lendo é mais uma evolução da internet, e através das mensagens que estamos postando aqui, juntamente com os comentários que eu espero que você faça, deixaremos registrado esse momento da vida de todos nós, amigos, clientes, colaboradores, que de alguma forma nos conectamos em torno da Exotics e de seus programas.

Obrigado pela atenção, e até o próximo post! Não esqueça de deixar um comentário e, se desejar, clicar para seguir este blog.

Publicado em Empresa por Leandro Prusch. Marque Link Permanente.

Sobre Leandro Prusch

Sou Leandro Prusch, sócio fundador da Exotics Informática, engenheiro de software, programador Java, Delphi e C++, pai orgulhoso do Henrique e da Vitória! Este blog é sobre a Exotics e seus produtos, para ser compartilhado com todos aqueles que estejam ligados de alguma forma à cultura exoticana.

17 pensou em “Começando pelo Início

  1. Ilmº Diretor

    Devido a complexidade da matéria e dos programas, o ideal seria que esta conceituada empresa elaborasse as próprias planilhas de cálculos obedecendo o comando sentencial que também é complexo, mormente em se tranto de cálculos trabalhistas e previdenciários,ocasião em que o cliente pudesse efetuar o pagamento pelos serviços prestados por um especialista.

  2. Que bom que poderemos estar on line com vocês, aprimorando o programa, que já é muito bom, cada vez mais. Temos o memorial e o exotics advoc 6, e ainda estamos enfrentando alguns problemas com ele, bem como visualizamos coisas que poderiam ser melhor.
    Abraço
    Ana Paula

  3. Nós iniciamos o relacionamento com a Exótics quando adquirimos o Advoc 4, em 2003 ou 2004. Adoramos o programa e rapidamente ele se tornou uma ferramenta essencial para o exercício de nossa atividade profissional. Logo que saiu o Advoc 5 nós fizemos a atualização de nossos computadores e ficamos ainda mais envolvidos com o programa. Agora estamos nos preparando para migrar para o Advoc 6, estamos na expectativa!!

    Parabéns à toda equipe da Exotics pelo trabalho e dedicação aos seus clientes, a empresa tem uma linda história!

    Cordiais saudações!

    Fernando Atz
    Atz – Advogados Associados

  4. Parabéns a toda a equipe do exotics, pois toda vez que precisei de suporte fui muito bem atendido. Eles desempenham um ótimo trabalho e são profissionais competentes., estão sempre se atualizando. Parabéns.

  5. Trabalhamos com o Advoc 6, infelizmente não chegamos a conhecer as versões anterior. Ocorre que não estamos conseguindo utilizar adequadamente esta maravilhosa ferramenta. Primeiramente tivemos problemas com níveis de acesso. Nossa coordenadora deveria ser a única com acesso de supervisor, e nós colaboradores com acesso diferenciado, contudo isso não foi possível, e todos tivemos que possuir acesso de supervisor, então a partir daí, conseguimos começar a ter acesso à agenda. No entanto, recentemente tivemos problemas novamente, pois o sistema não estava funcionando, algo relacionado ao servidor, enfim, entramos em contato com o suporte técnico da Exotics e não conseguimos solucionar o problema, pois nosso técnico estava de férias. Ao retorno do nosso técnico, aparentemente o problema foi solucionado, porém agora não estamos conseguindo atualizar as informações do site dos tribunais no sistema, pois uma mensagem de erro aparece. Para não prolongar muito meu comentário, só quis dar um panorama das dificuldades enfrentadas, mas acima de tudo, gostaria de sugerir algumas melhorias: 1) O suporte técnico via telefone disponibilizado pela Exotics não satisfaz as necessidades do cliente, portanto, seria necessário contar com suporte personalizado que faça visitas periodicamente aos clientes, para solução de problemas cotidianos que não puderam ser solucionados pelo telefone; 2) Que o treinamento inicial seja reforçado periodicamente, uma vez que o treinamento que recebemos foi bastante rápido, mas não foi personalizado, razão pela qual no momento em que cada usuário começou a utilizar o sistema, foram-se deparando com muitas dificuldades e a posteriori, com erros, o que poderia tanto ser erro de configuração do usuário quanto erro na programação do sistema, contudo, nós como leigos na matéria, não conseguimos diferenciar e muito menos solucionar se não contamos com o apoio da Exotics; 3) O tempo de resposta da Exotics é muito prolongado; nossa Coordenadora esteve em contato desde o momento que adquirimos o programa e nunca apresentaram uma solução concreta ao problema dos acessos e das agendas, e viu-se obrigada a conceder acesso de supervisor a todos os usuários, o que gera um risco para o escritório, pois todos podem deletar prazos e fazer todo tipo de alterações. Ficaremos no aguardo de um retorno ou de algumas dicas sobre o informado. Agradecemos desde já.

    • Obrigado pelas sugestões! Eu já estava acompanhando o caso da Marpa, e falei com a Priscila, supervisora do nosso suporte, para resolvermos qualquer questão remanescente.

  6. Em primeiro lugar parabenizá-los pela sua trajetória de sucesso e que realmente seus programas são excelentes assim como o seu atendimento.
    Gostaria de lembrá-los que vocês atendem e muito bem os contadores e peritos contábeis com eu, não somente os adv. (hehehe)
    Abs

    Jorge Cardoso

    • Saudações Dr. Jorge! Consultei meus alfarrábios aqui, e lembrei que fui eu mesmo fazer a demonstração do Memorial no seu escritório, nos idos de 1996! É impressionante como o tempo passa e a gente não envelhece, não é mesmo! Um abraço, e obrigado pelo interesse no blog!

  7. Boa tarde meus amigos da Exotics!
    A hora é de parabenizá-los pelo excente trabalho que prestam aos advogados e demais usuários de seus produtos, seja através das ótimas ferramentas disponibilizadas (Advoc e Memorial), mas muito especialmente pelo atendimento, sempre pronto e satisfatório. É evidente que todo produto apresenta problemas, ainda mais nos momentos de atualização, pois é impossível prever toda gama de erros possíveis (nem a toda poderosa Microsoft consegue…), mas não lhes falta empenho e competência para solucioná-los.
    Parabéns ! Continuem assim, crescendo com responsabilidade, ética e eficiência profissional

    Adão Menezes
    Advogado

  8. Gostaria de parabenizá-los pelos programas, pois são práticos e acessíveis, pelo menos os de atualizações. Como sou perita contadora, utilizo muito o Memorial Ponto e aqui vai uma crítica construtiva: observo que esse programa pode ser melhorado em muitos aspectos, pois não se consegue adequá-lo de forma satisfatória para a realidade das empresas. Vocês pretendem lançar uma versão atualizada?

    Mais uma vez parabéns.

    Sílvia Chamun
    Perita Contábil Trabalhista

  9. Parabéns pela iniciativa do Blog. Não sei desde quando, mas sou cliente Exotics há muitos anos e sempre estive satisfeita com o produto e com o atendimento. Para mim, é o que tem de melhor por aí. Acabo de renovar minha assinatura. A meu ver, vocês podem ajudar mais fazendo uma melhor divulgação dos produtos, até sugestão para quem, como eu, depende disso.

  10. Gostaria de endossar o comentario do colega acerca da questão do Advoc, pois até o momento não consegui usa-lo adequadamente, mesmo passados quase um ano. Faltam orientações e quando são dadas foram bastante evasivas.
    Declaro que sou um explicito admirador do trabalho da Exotics, pois acho o Memorial o melhor programa que conheço.
    Entretanto, em relação ao Advoc acho que a empresa deixou a desejar.
    Por fim quero elogiar a criação deste Blog para que a Exotics possa corrigir as pequenas inexatidões e continuar sendo esta bela empresa que é.

    • Agradeço o comentário elogioso. Falei com a Priscila, gerente do suporte, e ela disse que voces tem mantido contato frequente, mas ela vai ligar, de qualquer forma, para resolver quaisquer problemas remanescentes.

  11. Gostaria de fazer um comentário em relação ao principal programa que utilizo, o Advoc 5. Minha principal sugestão/crítica foi no caso do programa não ter suporte para instalação no windows server 2008. Digo isso porque sou forçado a ter um PC rodando o servidor do advoc, com windows 7, para que as outras maquinas possam se conectar nela e acessar o servidor. Caso houvesse o suporte ao MS-Server 2008, o servidor do advoc seria instalado nela, e os clientes nas outras. Entendo que a empresa “estacionou” no windows xp, garantindo compatibilidade somente com este sistema. É necessário que a empresa se atualize, pois é um sistema ultrapassado e pouco utilizado. As vezes penso em migrar pra outro software de controle processual.

    • Obrigado pelo comentário. A evolução do software é muitas vezes bem mais célere do que gostaríamos. Muitos acreditam em conspiração, na chamada “obsolescência programada”, em que as empresas desenvolvem versões novas apenas para garantir as vendas futuras. Na Exotics a principal força que nos impulsiona, nosso drive, é a evolução dos produtos, é fazer cada nova versão “do zero”, usando o know-how adquirido para fazer uma ferramenta melhor, usando as tecnologias mais avançadas disponíveis, como é o caso do Java e do Eclipse, que usamos atualmente. O Advoc 6 foi lançado em 2010, e é a nossa “cria” mais recente e evoluída, e pode ser visto no nosso site: http://www.exotics.com.br/advoc.php

  12. Li atentamente a historia dos jovens idealistas, que prestam há tanto tempo relevantes serviços, através da “Exotics Memorial”. – Como entendo pouco de informática, pois venho do tempo que só se falava em máquina de datilografia, mesmo assim, devo cumprimentar-lhes pelo sucesso alcançado, sou cliente antigo, propagandista da utilidade do site e muitas vezes que tentaram me enganar nos “cálculos” – voces me salvaram de forma heróica. Isto é razão suficiente para dizer-lhes que a idéia caiu em solo fértil, como uma boa semente. Muito obrigado e continuem no caminho do sucesso, pois eu acho que temos muito pela frente. Obrigado

Os comentários estão fechados.