Mesas TI discute novas oportunidades de negócios em TIC

foto

Na sexta-feira, 28 de junho, a Exotics Informática prestigiou a 2ª edição do Mesas TI, evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul. Os palestrantes e painelistas convidados discutiram, no Hotel Deville, em Porto Alegre, as “Oportunidades de Negócios em TIC – Novos Segmentos & Novos Negócios”.

Para dar início ao debate, Henrique Brodbeck, engenheiro, professor e consultor em tecnologia da informação, abordou as áreas que ainda podem ser exploradas na TIC, considerando especialmente as novas demandas de mercado.

Um dos aspectos destacados pelo consultor foi a mobilidade: adaptação de sites para telas pequenas, aplicativos híbridos e aplicações corporativas como alternativas de novos negócios. Henrique Brodbeck disse considerar, ainda, que o mercado favorece a terceirização e sugere que as empresas busquem seus nichos de mercado.

Depois da palestra, Brodbeck uniu-se a Gisele Oliveira, ex-presidente do SEPRORGS e diretora da Engenho Informática, Luis Otávio Nascimento, administrador com mais de 25 anos de experiência na gestão de empresas varejistas e industriais, e Márcio Pinheiro, diretor da empresa Constat, em painel mediado pela jornalista do site Baguete, Gláucia Civa.

Sobre as novas oportunidades de negócios em TIC, Gisele Oliveira acredita que há uma mudança de cultura nas empresas, que já não se prendem ao plano tradicional de negócios. O desafio, segundo ela, está em conciliar o ímpeto da juventude com a experiência da empresa.

Já Márcio Pinheiro destaca a necessidade de atualização das empresas, que devem planejar e agir ao mesmo tempo, com a possibilidade de adaptar e adequar o planejamento de acordo com os resultados percebidos.

Em uma de suas falas,  o gestor e consultor Otávio Nascimento abordou a Teconologia de Informação nos serviços públicos prestados no Brasil. “Vivemos em uma fase de paradoxo. O processo de arrecadação de imposto e o sistema eleitoral são extremamente eficientes, enquanto existem outros serviços com alto índice de reclamação”, observa.

Responsável pela abertura do Mesas TI, o presidente do Sindicato, Edgar Serrano, ressaltou que está entre as funções da entidade promover debates sobre o papel da TIC na sociedade, e enfatizou o momento atual do Brasil, no qual a tecnologia proporcionou o desenvolvimento das redes sociais  na Internet, que se mostram cada vez mais fortes e presentes no dia a dia das pessoas.

foto-1