O mundo em 2025: 8 previsões para os próximos 10 anos

Em 2025, de acordo com a Lei de Moore, veremos uma aceleração na taxa de mudanças que irá atingir uma velocidade exponencial levando ao colapso vários dos modelos de negócio que hoje consideramos modelos de sucesso. As oito áreas em que vamos ver transformação extraordinária na próxima década foram listadas por Peter Diamandis no site Singularity HUB.

Confira:

the concept of search of the information in computer networks, F

1. Um cérebro humano de 1000 dólares 

Em 2025, mil dólares deve ser o suficiente para qualquer pessoa comprar um computador capaz de fazer processamentos em uma velocidade equivalente ao tempo de raciocínio de um cérebro humano.

2. A economia de um trilhão de sensores
A Internet of Everything (IoE) descreve a conexão em rede entre aparelhos, pessoas, processos e dados. Até 2025, deve exceder 100 bilhões de aparelhos conectados, cada um deles com uma dúzia ou mais de sensores para coletar dados. Essa economia de um trilhão de sensores vai produzir uma revolução de dados muito além da nossa imaginação. O último relatório da Cisco estima que o IoE vai gerar 19 trilhões de dólares de novo valor criado.

3. Conhecimento Perfeito
Caminhamos para um mundo de conhecimento perfeito. Com um trilhão de sensores de coleta dados em todos os lugares (carros, satélites, sistemas, drones, câmeras), você será capaz de saber qualquer coisa que você queira, a qualquer hora, em qualquer lugar. Também poderá fazer pesquisas para ter respostas e insights desses dados.

4. 8 bilhões de pessoas hiperconectadas
Facebook (internet.org), SpaceX, Google (Projeto Loon), Qualcomm & Virgin (OneWeb) planejam oferecer conectividade global para todos os seres humanos na Terra a uma velocidade que vai exceder 1 Megabyte por segundo. A previsão é que passemos de três para oito bilhões de seres humanos conectados – o equivalente a cinco bilhões de novos consumidores na economia global. Essas pessoas representam dezenas de trilhões de dólares na economia global. Um sinal do forte impacto é que eles não irão navegar como fazíamos há 20 anos, com um modem 9600 da AOL, mas com uma conexão de 1 Mbps e acesso a informações no Google, impressoras 3D, Amazon, inteligência artificial, crowdfunding, crowdsourcing e outros.

5. Ruptura com as instituições de saúde
As instituições médicas como conhecemos diminuirão na medida em que novos modelos de negócios com serviços melhores e mais eficientes aparecerem. Milhares de startups e também gigantes da informação como Google, Apple, Microsoft, SAP e IBM vão entrar nessa indústria lucrativa de quase quatro trilhões de dólares que é o mercado da saúde. Serão instituídos novos modelos de negócio que desmaterializem, desmonetizem e democratizem o sistema8 que temos atualmente. Sistemas biométricos e inteligência artificial nos tornarão os Presidentes de nossa própria saúde. O sequenciamento genético em larga escala e aprendizagem mecânica nos permitirão entender as raízes da causa do câncer, doenças cardíacas e doenças degenerativas e como lidar com elas. Robôs cirurgiões vão conseguir realizar procedimentos sozinhos, de maneira perfeita (todas as vezes), a um custo irrisório. Cada um de nós vai poder ‘criar’ um novo coração, rim, pulmão ou fígado quando precisarmos, ao invés de esperar pela morte de um doador.

6. Realidade virtual aumentada
Bilhões de dólares investidos no Facebook (Oculus Rift), Google (Magic Leap), Microsoft (Hololens), Sony, Qualcomm, HTC e outros trarão uma nova geração de modelos e interfaces de usuários. A tela como conhecemos hoje – no seu telefone, computador e TV- vai desaparecer e será substituída pelos novos modelos tecnológicos de óculos. Não são os óculos nerds como Google Glass, mas modelos mais bonitos e usáveis. O resultado será uma ruptura massiva num grande número de indústrias, abrangendo desde o segmento de consumo de varejo, até o mercado imobiliário, de educação, viagens, entretenimento, alterando a maneira essencial de agirmos como seres humanos.

7. O início do Jarvis
Estudos sobre inteligência artificial progredirão a passos largos durante a próxima década. Se você pensa que a Siri é útil agora, as gerações de Siri na próxima década serão muito mais parecidas com o Jarvis do filme Homem de Ferro, com a capacidade estendida de entender e responder. Empresas como IBM Watson, DeepMind e Vicarious continuam desenvolvendo a próxima geração de sistemas de Inteligência Artificial. Em uma década, será normal para você fornecer o seu acesso de AI (inteligência artificial) para ouvir todas as suas conversas, ler todos os seus e-mails e escanear as informações sobre a sua biometria, porque a contrapartida positiva e a conveniência serão imensas.

8. Blockchain
Se você ainda não ouviu sobre a blockchain, deve pesquisar o assunto. Você já deve ter ouvido falar sobre bitcoin, que é uma moeda criptografada decentralizada (global), democratizada, e extremamente segura, baseada no blockchain. Mas a inovação real é o blockchain em si, um protocolo que permite fazer de maneira segura e direta (sem intermediadores), transferências digitais de valores e bens (dinheiro, contratos, ações). Investidores como Marcx Andreesen têm despejado dezenas de milhões de dólares no desenvolvimento do blockchain, e acreditam que esta é uma oportunidade tão importante quanto a criação da própria internet.

Como você vê essas possíveis mudanças? Com descrença ou otimismo?