Um destino sustentável para o nosso lixo

Você já deve ter observado: é impressionante a quantidade de lixo que geramos no nosso dia a dia. Com a intenção de reduzir um pouco o impacto negativo para o meio ambiente, agora somos clientes da Re-ciclo, uma empresa de compostagem urbana que realiza a coleta dos resíduos orgânicos de casas, condomínios e organizações, e transforma esse material em adubo rico em nutrientes para jardinagem e hortas. 

Uma vez por semana, o pessoal da Re-ciclo vai recolher os resíduos aqui na Exotics Informática. Para que todo o material depositado no balde de coleta – entregue pela empresa e apropriado para armazenar resíduos sem provocar cheiro ou contaminação – possa ser convertido em adubo, na semana passada aprendemos com a Natália Pietzsch, sócia-fundadora da Re-ciclo, a maneira correta de fazer a separação.

A empresa entregou também sacolas 100% compostáveis, produzidas com amido de mandioca, que irão forrar os baldes e facilitar o transporte de bicicleta até o Espaço Floresta, local onde é realizado todo o trabalho.

Se você está em dúvida sobre adotar na sua casa ou empresa essa forma de cuidar do lixo – e do planeta! -, saiba que a Re-ciclo oferece, ainda, adubo ou temperos como recompensa: uma vez por mês, um presente surpresa é entregue ao cliente na troca pelo material que acumulou.

Saiba mais:

Diariamente, Porto Alegre gera 1.200 toneladas de resíduos sólidos. Os resíduos orgânicos representam cerca de 50% deles e, atualmente, são levados a um aterro sanitário, distante 130km da Capital. Isso causa ineficiência nos gastos públicos e um impacto ambiental negativo para a região.

Fundada em 2016, a Re-ciclo tem como principal objetivo dar um destino sustentável e adequado aos resíduos que antes iam parar nos aterros. Por meio da compostagem dos resíduos orgânicos recolhidos de bicicleta na casa dos clientes, o material é transformado em adubo, um composto rico em nutrientes que pode ser usado em hortas e jardins.

Reciclo2
Reciclo4