MPEs gaúchas geram mais de 27 mil empregos no primeiro trimestre deste ano

Somente em março, as micro e pequenas empresas do Estado criaram mais de 12 mil postos de trabalho, média superada apenas por São Paulo

oportunidade

Os três primeiros meses de 2013 trouxeram marcos positivos para a geração de emprego no Rio Grande do Sul. No período, as micro e pequenas empresas (MPEs) gaúchas admitiram mais de 27 mil funcionários. Em março, foram responsáveis por 12.241 postos de trabalho.

De acordo com  o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, os pequenos negócios contavam com cerca de quatro mil funcionários a menos na mesma época do ano anterior. O aumento, segundo ele, comprova a importância das micro e pequenas empresas para a economia gaúcha e brasileira.

“Como totalizam 99% dos empreendimentos no Estado e no País e exercem papel fundamental na geração de emprego e renda, precisamos olhar com muita atenção para as suas necessidades e potencialidades”, avalia.

Além disso, os números colocam o Rio Grande do Sul na segunda posição no país por criação de trabalho, atrás apenas de São Paulo. Enquanto isso, as médias e grandes empresas (MGEs) contrataram 15.438, e a administração pública, 425.

Entre os setores, MPEs de serviços e de indústria da transformação foram as principais responsáveis pelo saldo positivo de empregos formais no Estado, seguidos pelo comércio e pela construção civil.

No Brasil, os pequenos negócios criaram 63. 972 postos de trabalho no mês de março, enquanto as MGEs abriram 41. 912 vagas de emprego.

há vagas