O Dia Mundial do Livro merece ser compartilhado

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23 de abril marca o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Oficialmente, a data foi criada em 1995, durante a XXVIII Conferência Geral da Unesco, realizada entre 25 de outubro e 16 de novembro daquele ano.

O objetivo é incentivar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do direito do autor.

A escolha da data é uma homenagem a Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Vladimir Nabokovse, Maurice Druon, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo, autores que nasceram ou faleceram em 23 de abril.

Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada Capital Mundial do Livro 2013. A distinção é um reconhecimento a seu programa para promoção da leitura entre jovens e a população de baixa renda.

Em apoio à iniciativa, diversas cidades e empresas organizam ações para promover os livros e a leitura, especialmente entidades ligadas à educação e ao meio acadêmico.

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Aqui na Exotics Informática, clássicos da literatura são disponibilizados para os funcionários, que podem desfrutar da leitura nos intervalos de trabalho – algo comum de se ver ao meio-dia – ou em casa, para os momentos de lazer, porque bons hábitos merecem ser compartilhados.

Exotics estará no XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário

Direito Previdenciário em Gramado

Na próxima segunda-feira, 29 de abril, consultoras de vendas da Exotics Informática estarão em Gramado para apresentar os sistemas desenvolvidos pela empresa no XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário.

No evento, referências na área do Direito Previdenciário debaterão aspectos atuais e controvertidos sobre o tema com o público, formado por advogados, juízes, procuradores, defensores públicos e professores. O Simpósio inicia às 10h, no Hotel Laghetto Siena.

No espaço destinado à Exotics Informática, consultoras de venda farão demonstrações de uso dos programas, especialmente do Memorial Previdenciário Web, sistema para de revisão dos benefícios do INSS com acesso total pela internet.

Mais informações sobre investimentos e a programação completa do  XIX Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário estão disponíveis aqui.

Para mais informações sobre o Memorial Previdenciário Web, entre em contato pelo e-mail info@exotics.com.br ou pelo telefone (51) 3028.4520, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

Exotics participa do VIII Congrejur

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Como já é tradição, a Exotics Informática vai estar no VIII Congrejur – Congresso e Feira de Gestão Jurídica, que ocorre nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O evento apresenta tendências de mercado e estratégias de administração voltadas ao setor. Para esta edição, já estão confirmados especialistas em marketing, planejamento, contabilidade e organização de escritórios jurídicos.

A programação inclui planejamento estrágico com foco em vendas, formulação de preços na advocacia, gestão de pessoas e plano de carreira, assuntos interessantes e dirigidos às necessidades dos escritórios da área.

Aproveite a oportunidade para conhecer os sistemas que a Exotics Informática oferece para gerir e qualificar seu negócio. O objetivo é oportunizar um espaço de troca com nossos clientes e de apresentação dos nossos produtos aos visitantes da Feira.

Clique aqui para mais informações sobre o Congresso.

Abaixo, um registro do Congrejur 2012.

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49ª Reunião da Qualidade RS

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Ontem, dia 16 de abril, à convite do Sebrae RS, eu e a Fabiane Prusch, gerente comercial da Exotics Informática, acompanhamos a 49ª Reunião da Qualidade RS, no Teatro do Sesi/Fiergs.

A primeira palestra, realizada logo após a solenidade de abertura, foi ministrada pelo Life Coach Gabriel Carneiro Costa. Com o tema “A vida que encanta num mundo para chamar de seu”, ele apresentou aspectos importantes sobre o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho e frisou que, para ele, não há separação entre a vida pessoal e profissional.

Gabriel acrescentou, ainda, que algumas empresas agem na contramão da felicidade. “Vejo muitos gerentes e líderes de equipe destacando o esforço, não o resultado. Reconhecem o funcionário que virou a noite trabalhando, não o que apresentou, de fato, os melhores resultados. Dessa forma, não respeitam o período e o espaço da vida pessoal do colaborador”, explica.

Como Life Coach, Gabriel Carneiro Costa trabalha para ajudar pessoas a caminhar em direção aos seus objetivos.

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Em sua fala, Gabriel usou a imagem do jogador de golfe Tiger Woods para representar a comemoração por cada vitória

Agora, dividimos com vocês alguns dos passos sugeridos por ele:

– Em primeiro lugar, você precisa saber o que quer para o resto da vida. A partir disso, é preciso colocar em ação o que será feito hoje para atingir essa meta. É a ação que determina quem vai chegar aos seus objetivos ou quem vai ficar apenas planejando.

– Na busca por estas mudanças, alguns gatilhos podem ser usados para ressignificar: estado emocional de coragem (é preciso de coragem para mudar e agir), disposição para deixar de ser (abandonar velhos hábitos e valores), e valores que contagiam (pessoas positivas contagiam quem está ao seu redor).

– Não é errando que se aprende, mas refletindo sobre o erro.

– Ser feliz dá trabalho.

– A vida não é constante e não podemos ter controle total.

– Não se passa da zona de conforto diretamente para a zona de vitória. É preciso voltar para a ‘zona de incompetência’, analisar nossas habilidades para, então, agir em busca dos objetivos traçados.

– Permita-se ficar chateado com frustrações e insucesso. Mas não prolongue esse período.

– Comemore suas vitórias.

Bellini

Concluída a primeira palestra, foi a vez do presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, resgatar a trajetória da empresa e mostrar como foi trabalhada a motivação entre os colaboradores. A participação foi descontraída e cheia de anedotas, que mostraram a coragem e empreendedorismo do agora senhor de 86 anos.

Na época de criação da Marcopolo – uma das maiores fabricantes de carrocerias para ônibus do mundo –, com falta de experiência, de tecnologia e de capital, a empresa precisava de 90 dias para produzir uma única carroceria. Hoje, são fabricadas mais de 120 por dia.

Para Bellini, no entanto, este sucesso não seria alcançado sem a integração da equipe. “Em 1986, fizemos uma viagem ao Japão. Percebemos que eles estavam à frente e voltamos com muitas ideias. Mas, de nada adiantaria apenas eu e a diretoria acreditarmos nessas ideias, o fundamental foi conseguirmos trabalhar com toda a equipe, na época composta por 3 mil colaboradores”, explica.

Hoje, a Marcopolo possui mais de 22 mil funcionários. Bellini credita o sucesso da companhia ao engajamento. Como presidente emérito, é responsável por zelar pela cultura da empresa e motivar os colaboradores. “A história humana é mais poderosa do que a tecnologia. Máquinas podem ser compradas, mas as pessoas não”, destacou. “Sinto uma satisfação enorme em saber que temos uma equipe muito motivada”, finalizou.

Entenda a desaposentação

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O termo está em pauta e, apesar de estranho, tem um significado bastante simples. Desde que voltou a ser discutido no Senado, notícias sobre o assunto são publicadas a todo instante.

A proposta de desaposentação garante ao aposentado que continua trabalhando o direito de revisão do valor do benefício. O projeto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e, se não houver recurso para votação em plenário, segue direto para avaliação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o governo não reconhece o direito de recalcular a aposentadoria. Quem deseja revisar o valor precisa entrar na Justiça e esperar: há cerca de 24 mil ações desse tipo nos tribunais. Muitas delas aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal, ainda sem previsão de quando o caso será julgado.

De acordo com o projeto que prevê a desaposentação, o aposentado que voltou a trabalhar e a contribuir para o INSS vai poder trocar o benefício atual por um mais vantajoso. O novo cálculo levará em conta quanto tempo o trabalhador ficou na ativa depois de se aposentar e todas as contribuições que ele fez à Previdência nesse período.

O texto estabelece, ainda, que o segurado não terá que devolver o dinheiro que já recebeu do INSS. Esse é um ponto importante, já que muitos que conseguiram a desaposentação na Justiça precisaram ressarcir o que já haviam recebido da Previdência Social.

Mas a discussão ainda vai render. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, diz que o projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado provocaria um rombo de R$ 70 bilhões nas contas do INSS, indicando, segundo ele, a inviabilidade da proposta.

Agora, um alerta: a desaposentação pode representar a possibilidade de aumentar os ganhos, no entanto diversos fatores precisam ser levados em consideração. Se o beneficiário teve salários posteriores inferiores ou se aposentou numa regra anterior mais benéfica, a mudança pode não valer a pena. Ou seja, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Para tanto, o Memorial Previdenciário Web, sistema desenvolvido pela Exotics Informática para cálculos revisionais de benefícios do INSS com acesso pela internet, realiza cálculos de desaposentação. Com o suporte do programa, o advogado verifica a aposentadoria mais vantajosa para seu cliente – basta preencher os dados solicitados pelo sistema que os novos números serão apresentados.

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Para mais informações sobre o Memorial Previdenciário Web, entre em contato com as consultoras de vendas pelo telefone (51) 3028.4520 ou pelo e-mail info@exotics.com.br. Você também pode testar gratuitamente o programa, através de sua versão de demonstração. Clique aqui, crie um login e experimente.

Qualificação para colaboradores

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No noite de ontem, dia 9 de abril, as equipes de Vendas – formada pelas consultoras Andréia Boaro, Graziella Rodrigues e Joice Pinos – e Comunicação – yo! – da Exotics Informática, acompanhadas pela gerente comercial Fabiane Prusch, participaram do Encontro Empresarial promovido pelo Sebrae. O assunto abordado foi a Integração do Marketing com o Ambiente Digital.

É sempre bom participar de ações que estimulam a troca de experiências e o aprimoramento dos trabalhos realizados. Como resultado, novas ideias e um novo olhar para as atividades do dia-a-dia.

Agradecemos ao Sebrae por oportunizar estes espaços de intercâmbio e aprendizado.

Na imagem, um registro do Encontro.

P.S.: Já que falamos em ambiente digital, você já conhece a página da Exotics no Facebook? Passa lá!

Encontro discute gestão estratégica e apresenta a Exotics

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Como patrocinadora do II Encontro de Gestão Estratégica dos Departamentos Jurídicos, realizado na última sexta-feira, 5 de abril, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a Exotics Informática divulgou sua marca e serviços aos profissionais presentes.

Clientes da empresa contaram com 15% de desconto no valor da inscrição. Gerentes, consultores jurídicos, advogados, controladores e demais gestores da área presentes no evento receberam material de divulgação com pasta e folders de apresentação dos sistemas desenvolvidos e comercializados pela Exotics Informática.

O Encontro utilizou exemplos práticos para maximizar o desempenho da área jurídica nas empresas, assim como ferramentas para qualificar a gestão, estratégias fundamentais no mercado atual.

Como vocês acompanham por aqui, a Exotics busca prestigiar e apoiar eventos jurídicos e contábeis como forma de manter-se atualizada às tendências das áreas e em contato com seus clientes.

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Como você cuida do marketing do seu escritório?

Marketing jurídico

Para encerrar mais uma semana de trabalho, hoje dividimos com você um artigo interessante, escrito por um cliente já antigo, o advogado Gustavo Rocha, sócio da Consultoria GestãoAdvBr.

O texto apresenta os dados de uma pesquisa sobre Marketing Jurídico e algumas contribuições do próprio autor.

Vocês sabia que, apesar de todos os meios de divulgação e estratégias possíveis de serem adotadas, o meio mais eficiente ainda é a indicação? Cuidar das relações pessoais é, portanto, fundamental para o crescimento e sucesso profissional.

Abaixo, reproduzimos o conteúdo na íntegra, extraído daqui.

Marketing Jurídico: O que realmente funciona?

Uma pesquisa recente (Fevereiro/Março de 2013) realizada pelo FDJUR/GEJUR aponta rumos e reforça conceitos do marketing jurídico.

Pesquisa esta que foi respondida pelos próprios departamentos jurídicos e alguns escritórios de advocacia, ou seja, temos uma fonte fidedigna de informação.

Divido com vocês a pesquisa e após dou meus pitacos:

Em recente pesquisa realizada pela GEJUR em parceria com o FDJUR, pedimos aos nossos colegas que enumerassem por ordem de importância, quais os fatores que mais influenciam o gestor jurídico para identificar, avaliar e selecionar um escritório de advocacia na prestação de serviços jurídicos. No total, recebemos cerca de 100 respostas, dentre os mais renomados profissionais de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. 
O critério apontado como essencial, na visão dos colegas foi o item: Recomendações de advogados de outras empresas em primeiro lugar – com 84,6% dos votos, seguido pelo item Recomendações de advogados de escritório de advocacia com uma margem de 72,4% dos votos. Outro critério igualmente importante apontado pelos colegas da área, – ficou para o FDJUR e a GEJUR, em quarto lugar com 56,4% dos votos. E o detentor do último requisito foi Brochuras de Escritório com 35,6%. 
Os dados comprovam que a confiança e ajuda dos colegas gestores são determinantes na escolha dos escritórios de advocacia, mas o destaque fica para trabalhos diferenciados e, até inovadores, no momento dessa contratação. Vale ressaltar, no entanto, que o empenho dos escritórios em apresentar seu material, – é fundamental para ser cada vez mais relevante e atraente aos olhos desses gestores. 

 Confira o gráfico a seguir:

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Alguns aprendizados que podemos ter com esta pesquisa:

1. O melhor marketing continua sendo a indicação. Então, o que você tem feito para ser indicado?;

2. Escrever artigos e estar posicionado com eles na internet tem efeito, embora enviar diretamente como informativo surta mais efeito ainda;

3. Mesmo sem tanta expressão, as redes sociais já aparecem com grau razoável de importância (quase 40%), e combinando recebimento de informativos com a ideia de redes sociais temos mais uma ferramenta útil ao escritório para seu posicionamento;

4. Fazer eventos e participar de eventos é essencial;

5. Estar presente na mente das pessoas é imprescindível, pois somente indicamos pessoas que nos relacionamos com frequencia e assiduidade;

Com todas estas informações novas, atualizadas e reais (pesquisa respondida pelos próprios departamentos jurídicos) vem a pergunta que não quer calar: Como o seu escritório está posicionado neste sentido?

Quer dizer, participa e faz eventos? Tem redes sociais atualizadas? Envia periodicamente informativos? Se coloca a disposição de todos os conhecidos para se tornar uma referencia e ser indicado?

Faz ou não faz?

Marketing jurídico: Quer saber o que realmente funciona?

A sua atitude de agora em diante.

Quando não temos a informação e ignoramos o como fazer é um problema de crescimento e visão de mercado. Agora, ter a informação e continuar a não fazer nada é uma escolha. E todas as escolhas tem consequencias.

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr

Exotics patrocina evento de gestão estratégica

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A Exotics Informática é patrocinadora do II Encontro de Gestão Estratégica dos Departamentos Jurídicos, que ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514), em Porto Alegre, das 8h30min às 18h.

O Encontro discutirá exemplos práticos e estratégias para maximizar o desempenho da área jurídica nas empresas, ferramentas para qualificar a gestão e caminhos para garantir a competitividade e a qualidade com foco absoluto em desempenho e resultados.

O evento é voltado a gerentes, consultores jurídicos de empresas, advogados, controladores e demais gestores da área.

Clique aqui para informações sobre investimento e a programação completa de palestras.