Vamos cuidar da água do planeta?
Definido por iniciativa da ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Rio-92, o Dia Mundial da Água pretende conscientizar a população mundial sobre os desafios do gerenciamento da água do planeta e da necessidade de um esforço global para enfrentar o problema.
De acordo com relatório da ONU, a demanda mundial por água vai crescer cerca de 55% até 2050. Enquanto isso, o crescimento demográfico nos próximos 40 anos está estimado em dois a três bilhões de pessoas.
Segundo Carlos Eduardo Morelli Tucci, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e doutor em Recursos Hídricos pela Colorado State University existem dois riscos: de escassez por aumento da demanda (a oferta e a demanda de água nem sempre são equivalentes) e da escassez de qualidade devido à contaminação da água disponível.
Conforme o professor, a demanda cresce não apenas devido ao aumento da população, mas também em decorrência da mudança de hábitos, incremento da renda e outros fatores. “O aumento de demanda faz com que a mesma quantidade de água seja disputada por um maior número de usuários, além da redução da disponibilidade pela contaminação”, explica.
É isso que precisa ficar claro: a água não acaba. Através de um fenômeno chamado Ciclo Hidrológico, a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há milhões de anos. Águas do mar e dos continentes evaporam, formam nuvens, voltam à terra (chuva, neve), escorrem para rios, lagos e subsolo e, finalmente, retornam ao mar. A água se perde com a poluição e com a contaminação dos recursos hídricos, o que precisa ser controlado.
“Como qualquer produto, a água somente será valorizada quando ocorrer falta de água ou ela estiver contaminada. Por isso, o preço deve ser ajustado a uma gestão racional, já que não existe órgão mais sensível do que o bolso”, sentencia o professor Carlos Eduardo Morelli Tucci.
Memorial 7 revisa valores de poupanças atingidas pelo Plano Verão
Uma decisão da Justiça determinou ao Banco do Brasil o pagamento da revisão das poupanças atingidas pelo Plano Verão, que entrou em vigor em janeiro de 1989 e gerou uma perda de 20,46% no rendimento das contas com aniversário entre o dia 1º e 15 daquele mês. A revisão pode chegar a 180% com a atualização e os juros estipulados pela Justiça.
A decisão tem abrangência nacional. Ao todo, cerca de três milhões de poupadores com contas no Banco do Brasil têm direito à revisão, que inclui a aplicação correta do índice de correção da poupança, juros, e juros da poupança.
O Memorial 7, sistema da Exotics Informática para cálculos de atualização monetária, possui todos os recursos para revisão e correção dos valores destas poupanças.
Para tanto, é preciso fazer dois cálculos: um para encontrar a diferença devida em fevereiro de 1989 (primeira imagem) e, outro, para atualizar a diferença (segunda imagem).

Modelo de Relatório fornecido pelo Memorial 7 com descrição dos critérios aplicados e valores obtidos
Fique atento ao prazo: para receber o dinheiro da revisão, o poupador precisa entrar com um pedido de execução da ação na Justiça. O prazo para fazer a solicitação termina em outubro de 2014.
Melhorias no Advoc 6: configuração avançada de permissões de acesso
Conheça o mais recente benefício incorporado ao seu sistema de gerenciamento de processos jurídicos
Agora, no cadastro de perfis de operadores do Advoc 6, foi adicionado o botão “Avançado“, que permite controlar mais detalhadamente as permissões de acesso de cada perfil. O objetivo é flexibilizar a configuração das permissões de acesso, que em alguns casos se mostravam genéricas.
Por exemplo: a permissão “Alterar Processos” inclui a permissão para arquivar processos, sendo uma permissão atrelada à outra. Com a mudança, o operador pode desmarcar “Alterar Processos” e usar o botão “Avançado” para conceder separadamente as permissões que desejar.
Além disso, vários recursos do Advoc ficavam disponíveis apenas para usuários com “Controle Total”. Agora, ao utilizar o botão “Avançado”, é possível conceder o acesso a esses recursos para qualquer perfil de operador.
Note que a lista de permissões do “Avançado” funciona para adicionar permissões que não tenham sido concedidas de forma genérica no cadastro do perfil. Para remover permissões individuais, deve-se primeiro desmarcar as permissões genéricas do cadastro (desmarcar “Alterar Processos”, por exemplo) e depois usar o botão “Avançado” para marcar as permissões específicas que se pretende conceder.
A configuração avançada de permissões é de uso opcional, podendo o usuário seguir utilizando apenas as permissões genéricas se as considerar suficientes para suas necessidades.
Parabéns, mulheres!
Oi, março!
Dar as boas-vindas para o mês de março é como receber de braços abertos o novo ano. Afinal, no período de final e início de ano ainda vivemos o clima de festas, férias e equipes reduzidas.
Com o retorno de todos os colaboradores de suas aguardadas e merecidas férias, nosso contingente está novamente completo. Então, todos os departamentos da Exotics Informática estão prontos para atender aos antigos, novos e futuros clientes. Veja nossos contatos e horários de atendimento:
Departamento de Vendas
Porto Alegre: (51) 3028.4520 / info@exotics.com.br
São Paulo: (11) 3522.6864 / saopaulo@exotics.com.br
Curitiba : (41) 3312-1667 / curitiba@exotics.com.br
Departamento de Suporte Técnico
(51) 3346.4520 / suporte@exotics.com.br
Abram alas para o Carnaval
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Contrariando essa ideia, aqui na Exotics Informática as atividades reiniciaram com seu ritmo normal em janeiro, após o recesso de final de ano. Mas, para renovar o fôlego e a energia para os próximos meses – que, esperamos, serão de muito trabalho -, vamos fazer um intervalo em mais este período de festa.
Por isso, não teremos expediente na segunda e terça-feira de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas. Retomaremos as atividades na quinta-feira, dia 14, em nosso horário normal: das 9h às 12h e das 13h às 17h30min, pelos telefones (51) 3028.4520 (departamento de vendas) e (51) 3346.4520 (departamento de suporte técnico), e pelos e-mails info@exotics.com.br e suporte@exotics.com.br.
Desejamos um Carnaval alegre e consciente para todos vocês. Que todos estejam revigorados para começar o ano de verdade no dia 14 de fevereiro. Até lá!
Nota de pesar
A Exotics Informática lamenta a tragédia ocorrida na madrugada de domingo, 27 de janeiro, em Santa Maria, no Centro do Rio Grande do Sul. Da mesma forma, se solidariza com os familiares e amigos das mais de 230 vítimas fatais do incêndio.
A empresa estende sua solidariedade à cidade de Santa Maria e a toda a comunidade gaúcha que direta ou indiretamente foi atingida pela tragédia.
A consternação e a comoção são de todos nós.
Empresa investe na qualificação de seus colaboradores
Na próxima terça-feira, 29 de janeiro, as consultoras de vendas da Exotics Informática Andréia Boaro e Joice Pinós participam do 6º Fórum Nacional de Marketing de Vendas, promovido pela Amplaa Brasil Eventos, no Hotel Plaza São Rafael, das 14h às 22h.
O encontro traz a Porto Alegre os cinco maiores conferencistas do país: Francisco Tibiriçá, Dário Amorim, Matheus Levi, Simone Kramer e Jorge Neiman. Os especialistas abordarão temas como técnicas em vendas e qualificação do atendimento aos clientes.
Abaixo, registros da Andréia e da Joice apresentando os sistemas da Exotics Informática no VII Congrejur, realizado em agosto do ano passado. Bom curso, colegas!
Use o Advoc como agenda de contatos profissionais
Sistema permite a criação de cadastros de clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros, conforme a necessidade do usuário
Conheça os recursos disponíveis no Advoc, sistema para controle e gerenciamento de processos desenvolvido pela Exotics Informática, para manter organizados e acessíveis os contatos de seu escritório ou departamento jurídico.
Recursos para cadastro de clientes
Ao criar fichas processuais a partir da captura de dados dos sites dos tribunais, o Advoc gera o cadastro de clientes, que pode ser abastecido com todos os dados pessoais e informações adicionais.
Para isso, com a ficha de um processo aberta, basta clicar no ícone que surge ao passar o mouse sobre o campo de Cliente e Réu, preencher os dados e salvar. Dessa forma, as informações estarão integradas ao sistema e disponíveis para futuras pesquisas, relacionadas ou não ao processo do cliente.
Para cadastro de outros contatos
Em benefício de seus usuários, o Advoc oferece também a possibilidade de registrar outros contatos, relacionados ao funcionamento do escritório ou departamento jurídico.
Para criar estes cadastros, vá ao link Pessoas e clique em Nova. Preencha os campos e, em Tipo, escolha Outras Pessoas. Salve o contato pela denominação que preferir.
Com o registro criado, você poderá incluir o andamento de negociações, valores a pagar e a receber, agendar e criar alertas para reuniões e vencimentos e acrescentar dados.
Assim, ao utilizar amplamente os recursos oferecidos pelo Advoc, o usuário mantém armazenadas em um mesmo local todas as informações importantes para a organização de seu trabalho.